Prefeita de Juazeiro recebe equipe do IBGE para primeira reunião do Censo 2022

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2021 às 07:30

Foto: Ascom PMJ/divulgação

A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (26), os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Saulo Almeida e Helder do Nascimento. O objetivo do encontro foi apresentar e divulgar os trabalhos do Censo 2022. Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Ciro Viana, o secretário de Administração, Wendell Batista, e o assessor especial Rivadávio Espínola (professor Rivas).

Durante a reunião, Saulo Almeida explanou a metodologia de trabalho dos recenseadores e solicitou o apoio da prefeitura e dos demais órgãos para a realização das coletas, que não aconteceram em 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19. Já a prefeita destacou a importância do Censo para todo o município e colocou a prefeitura à disposição.

O que tiver a nosso alcance vamos ajudar, sem dúvida. É interesse nosso e sabemos da seriedade desse trabalho, por isso estaremos sempre à disposição para ajudar no que for preciso“, disse Suzana.

Para Saulo, é importante o acompanhamento e a colaboração de toda a sociedade civil, órgãos e autoridades, para que nenhuma localidade deixe de ser visitada. “A parceria tem que ser estreita para melhorarmos os dados. Então, a gente vai precisar muito do apoio do município para a realização do Censo. Essa é a pesquisa mais completa que tem. É a única em que se visitam todos os endereços do Brasil, desde o residencial ao não residencial. Visitamos todos os endereços, reduzindo ao máximo a possibilidade de haver erro na contagem e nas informações“, explicou o chefe de Agência.

Novo encontro

Um outro encontro está previsto para acontecer em novembro, quando serão detalhados os pontos principais das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs) – desta vez, com membros do Executivo, Legislativo e demais autoridades. O Censo 2022 está em sua fase preparatória. O processo seletivo será aberto em dezembro, com a realização das provas prevista para janeiro de 2022 e contratação em fevereiro. A coleta de dados terá duração de três meses – de junho a agosto de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *