Preços de passagens aéreas sobem 11,80%

por Carlos Britto // 27 de novembro de 2012 às 21:35

Quem não planejou as férias ainda tem tempo. Pacotes de viagens continuam com vagas disponíveis, mas os valores podem não estar tão convidativos. Os preços das passagens aéreas tiveram uma alta expressiva, subindo 11,80% em novembro, mais de 20 vezes acima da inflação, que registrou aumento de 0,54% neste mês. Com o resultado, os valores dos bilhetes inverteram a tendência de queda e passaram a acumular alta de 7,55% de janeiro a novembro, contra recuo de 3,77% até outubro, segundo o IPCA-15.

De acordo com o especialista em aviação e regulação, Alessandro Oliveira, as companhias aéreas já vinham se preparando para realizar ajustes desde o ano passado. “As empresas estão preocupadas com a desaceleração da economia e com o número de passageiros que vem crescendo a taxas menores. Por isso vêm reduzindo custos e voos e demitindo funcionários. Com o corte da malha, não faz sentido reduzir os preços e fazer promoções”, avaliou Oliveira.

Para ele, a fusão da Gol com a Webjet aprovada em outubro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pode ter sido o gatilho para o aumento dos preços neste mês. “As empresas estão reduzindo a concorrência com a compra de companhias menores, como a Gol e a Webjet, e isso afeta os preços”, acrescentou Oliveira, que também é ex-diretor de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa e presidente-fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA). As informações são da Folha de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários