Pré-candidato a prefeito, Cidinho Andrade afirma: “Santa Maria da Boa Vista vive faz de conta”

0
Foto: Programa do Carlos Britto

O pré-candidato do PDT à Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista (PE), Cidinho Andrade, afirmou em entrevista ao Programa Carlos Britto de quarta-feira (12) que a cidade optou, nos últimos anos, por prefeitos que se mostraram incapazes de apresentarem resultados. Cidinho acrescentou que a cidade vive num “faz de conta”.

Temos uma proposta para Santa Maria diferente do que já foi colocado até hoje. Nós queremos um desenvolvimento em que as coisas realmente aconteçam. Nós merecemos indústrias, fábricas, nós também merecemos diversificar as fontes de rendas, e não ficarmos somente ligados à Agricultura, embora ela seja nossa maior base”, disse.

Para o ex-sargento da Polícia Militar de Pernambuco, sua origem humilde e sua história de perseverança, baseada no trabalho e estudos, o ajudam a entender as necessidades da população boavistana e “levar mais a sério” as bandeiras da cidade. “Os políticos de Santa Maria gostam de dizer que ela é mãe de Petrolina, mas, infelizmente pra gente, o desenvolvimento não chegou”, alfineta.

Ele cita que, como consequência dessa retórica, até mesmo o setor agrícola do município segue patinando, longe de alcançar seu potencial. “No Projeto Fulgêncio, que hoje é a nossa grande base na área de agricultura, nunca foi solucionado o problema do abastecimento d’água para os lotes, além de outras dificuldades: de vez em quando a Celpe vai lá e corta energia e os agricultores ficam a Deus dará”.

Eles não, ainda

Cidinho Andrade se filiou ao PDT em dezembro de 2019 já como pré-candidato da sigla. Desde então esteve reunido com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, o deputado federal Wolney, da família Queiroz de Caruaru (PE), e alguns oposicionistas do atual prefeito Humberto Mendes (PTB). No entanto, a maioria de suas propostas para o município depende de alianças multipartidárias e parcerias com os governos estadual e federal – algo que ele, por ser pedetista, encontra muitas ressalvas.

Nós vamos lutar veementemente com todos aqueles que quiserem se aproximar de Santa Maria, seja governador, deputado, senador. Iremos mostrar pra eles que nós também merecemos e precisamos de todos esses investimentos […] Na hora que o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho ou Gonzaga Patriota, os [deputados] estaduais e todos os outros que são votados na nossa região chegarem pra ter os votos de Santa Maria, nós vamos fazer uma grande mobilização em busca dos recursos, iremos conscientizar nosso povo de que merecerão nossos votos aqueles que investirem de verdade na nossa cidade”, ponderou ele.

Vitrine

O pedetista ainda valorizou o trabalho de seu partido. Administrando algumas das cidades com melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o PDT tem usado esses resultados como vitrine de boa gestão.

Segundo Cidinho, a educação em Santa Maria da Boa Vista está muito distante do desejável e se propõe a implementar o jeito pedetista de gerir o Ensino Básico. “PDT é um modelo nas administrações no país. As cidades administradas sempre despontam no Ideb. São essas ideias que queremos levar para Santa Maria, e não esse faz de conta dos últimos anos”, alfinetou.

Não tem problema

Mesmo sem apresentar uma articulação viável para a gestão e atração de investimentos para o município, ele acredita que um secretariado qualificado poderá fazer boas interlocuções. “Nós temos coragem e acreditamos que teremos articulação e desenvoltura para isso. Até porque como gestor, a primeira coisa que ele tem que saber fazer é montar uma boa equipe, que saiba conseguir os recursos”, disse. Durante a entrevista, porém, ele não descartou possíveis alianças com quase nenhuma força política do Estado. Quase, porque ele tem uma objeção: “Não existe hipótese alguma de aliança com o prefeito atual”, adiantou o pré-candidato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome