Prazo para isenção de taxa de inscrição do Enem 2022 vai até 15/04

por Carlos Britto // 05 de abril de 2022 às 09:00

Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Quem pretende solicitar a isenção da taxa de inscrição da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), necessário para ingressar em algum curso em instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), já pode fazer o procedimento. Podem pedir isenção candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio na rede pública ou tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsista integral; ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; ou ter declarado situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os pedidos podem ser feitos na página do participante do Enem 2022 até o próximo dia 15 de abril.

Neste período, os candidatos também podem justificar a ausência na edição de 2021, caso necessário. A justificativa é obrigatória para aqueles que desejam solicitar a isenção de taxa em 2022. Os resultados serão divulgados no dia 22 de abril. Os candidatos que não tiverem o pedido aceito, podem entrar com recurso no período de 25 a 29 de abril. A aprovação da solicitação de isenção não inscreve o candidato no Enem 2022. O período de inscrição para o exame desse ano será divulgado posteriormente. Todas as informações sobre o Enem 2022 estão disponíveis na página do participante.

O Enem é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. A nota do Enem é utilizada para ingresso nos cursos de graduação de diversas Instituições de Ensino Superior do país.

Na Univasf, o processo seletivo ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem como forma de classificação dos candidatos. A Univasf possui 29 cursos presenciais de graduação, que são ofertados em sete campi, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE); Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA); e São Raimundo Nonato (PI); e cinco cursos de graduação na modalidade EAD, ofertados em mais de 30 polos nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Para obter mais informações sobre os cursos presenciais e a distância e as formas de ingresso na Univasf acesse o Portal do Ingresso Discente e a página da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários