Potencial viticultor e sucroenergético da Bahia impressiona investidor do Oriente Médio

por Carlos Britto // 03 de março de 2022 às 12:33

O potencial de produção de energia limpa e a viticultura do Médio São Francisco e do Vale do São Francisco impressionaram os representantes da Companhia de Açúcar Al Khaleej Sugar, do Oriente Médio, que visitaram entre a terça-feira (1) e ontem (02) as instalações de alguns dos principais projetos em desenvolvimento no Polo Agroindustrial e Bioenergético e viticultura, em implantação nessas regiões. O executivo do grupo internacional, Ross Grier, que compôs a comitiva do governo baiano, afirmou ter ficado impressionado com a capacidade produtiva do Estado.

“É impressionante o que tive oportunidade de conhecer. Em termos de produção e capacidade produtiva, está acima das expectativas e, pelo que vi acerca do conjunto de solo, água e sol, a região tem potencial para receber grandes investimentos”, avaliou Ross Grier, representante da Al Khaleej Sugar.

Ao desembarcar em Salvador, no final da tarde dessa quarta, a comitiva foi recepcionada pelo vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, para um balanço da viagem. “Nos queremos ampliar nossas relações comerciais com o Oriente Médio e a chegada do grupo Al Khaleej Sugar pode ser essa porta de entrada. Destaquei para o representante da empresa que a Bahia está de portas abertas para os investimentos deles”, disse Leão.

“A sensação é de dever cumprido. O técnico da Al Khaleej Sugar responsável por identificar oportunidades, saiu daqui bastante impressionado e considera que nós temos realmente uma nova fronteira agrícola aqui no Médio São Francisco e uma região já consolidada, com grande potencial de expansão no Vale do São Francisco”, relatou Herbert Oliveira, diretor de Planejamento Territorial da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Visitas

Em Muquém do São Francisco, a comitiva visitou a Fazenda Serpasa, que tem obtido produtividade superior a 300 toneladas de No município de Barra, foram visitadas as Fazendas São José, que atualmente conta com cerca de 1 mil hectares plantados de soja e milho e deve chegar a 2 mil hectares até o final deste ano; a Euroeste, que trabalha com agropecuária através de pasto irrigado por tecnologia de pivô central; e a Fazenda Escola Modelo, que tem como objetivo a formação técnica de mão de obra para atuação no  polo. Na oportunidade, a comitiva esteve ainda no município de Petrolina (PE), onde realizou visita à Fazenda Corsino, de fruticultura. Em Juazeiro estiveram na Usina sucroalcooleira Agrovale, e em Casa Nova visitaram as Vinícolas Grandvalle e Terranova, do Grupo Miolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários