Possível cobrança de IPVA para bicicletas gera polêmica

por Carlos Britto // 30 de junho de 2025 às 12:54

Foto: reprodução

A possível cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para bicicletas tem movimentado os bastidores políticos e gerado debate entre ciclistas, especialistas em mobilidade urbana e representantes do setor tributário. A discussão ganhou fôlego após reportagem do portal O Antagonista divulgar que a proposta estaria sendo considerada como forma de ampliar a base de arrecadação estadual, diante do aumento no uso de bicicletas, especialmente nas grandes cidades.

Atualmente o IPVA é aplicado apenas a veículos automotores, ou seja, que possuem motor próprio para locomoção, como carros, motos e caminhões. Bicicletas convencionais, por não se enquadrarem nessa categoria, estão fora da cobrança. No entanto, a crescente popularização das bicicletas elétricas e o avanço do mercado de bikes de alto custo têm sido usados como argumento por alguns legisladores para equiparar a tributação ao de veículos de luxo.

A proposta, porém, tem sido alvo de críticas. Especialistas apontam que a medida poderia desestimular o uso de bicicletas, impactando negativamente políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável. Além disso, o custo adicional afetaria diretamente trabalhadores e estudantes que dependem do modal para se locomover, sobretudo nas periferias urbanas. Ambientalistas também alertam que a medida pode representar um retrocesso, ao incentivar a permanência de veículos poluentes nas ruas e desencorajar práticas saudáveis e menos agressivas ao meio ambiente.

Por enquanto, não há qualquer lei federal que obrigue o pagamento de IPVA sobre bicicletas no país. Ainda assim, o debate deve seguir nos próximos meses, colocando em pauta o equilíbrio entre arrecadação fiscal, justiça tributária e sustentabilidade urbana. (Fonte: Bnews)

Possível cobrança de IPVA para bicicletas gera polêmica

  1. Roberto disse:

    Misericórdia!
    Só falta cobrar agora o ar que respiramos, a luz das estrelas e do sol.
    E tantos impostos e a saúde, educação e segurança pública no vermelho.
    Eita meu Brasil.

  2. Sempre alerta disse:

    Se criar ipva pra bicicleta depois vao querer cobrar ipva de velocipede!

  3. Paulo disse:

    kkkk…Parece piada, mais tratando de governo eu não duvido em mais nada, e CARROÇA não vai cobrar? .rs

    Enquanto isso a câmera e o senado legislando em causa própria
    O Senado Federal deu sinal verde a uma proposta que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais, em uma decisão que pode representar um custo de, pelo menos, de 95 milhões de reais por ano aos cofres públicos. 

    o cálculo entram 10 milhões de reais que serão usados para quitar os salários dos 18 novos deputados federais e mais 85 milhões de reais a serem gastos pelos estados em um ‘efeito cascata’ causado nas assembleias legislativas pela aprovação.

    FONTE:
    https://www.cartacapital.com.br/politica/quanto-o-aumento-do-numero-de-deputados-vai-custar-aos-cofres-publicos/#google_vignette

  4. Maria disse:

    Vão cobrar também para os pedestres? Não duvido, esse país de ladrão

  5. Sempre Atento disse:

    Querem roubar o dinheiro da sociedade de todo jeito, viva Lula,viva os jumentos viva o Brasil.

  6. Fabrícia de Sá Granja disse:

    O governo só pensa em criar imposto.Só falta agora criar IPVA para carrinho de Bebê.

  7. EDILBERTO disse:

    Do jeito que vai, logo vão cobrar aluguel e IPTU de defuntos no cemitério. Esses políticos roubam tanto o cidadão, que estão ficando sem alterativas.

  8. Carlos Araújo disse:

    Eu acho isso um absurdo já pagamos tantos impostos e agora mais isso pagar mais imposto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários