Posse de Edilázio Wanderley à frente da 3ª SR Codevasf tem discursos de “trabalho pelo povo e para o povo”

por Antonio Carlos Miranda // 25 de agosto de 2023 às 10:25

Foto: Blog do Carlos Britto

Numa concorrida cerimônia realizada na noite de ontem (24) no Cine Teatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Campus Sede, em Petrolina, o novo gestor da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Edilázio Wanderley, foi empossado oficialmente no cargo. Diversas autoridades e lideranças políticas de Pernambuco e da região prestigiaram o momento, que também teve a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Os discursos não mencionaram diretamente as gestões passadas da 3ª SR – sobretudo as que estiveram mais recentemente sob controle do grupo político do ex-senador Fernando Bezerra Coelho e, até o começo dos anos 2000, do tio dele, ex-deputado federal Osvaldo Coelho. Mas ficou claro que o tom de “novos ares” é de um novo rumo para a Regional.

Um dos que seguiram essa linha foi o senador Humberto Costa (PT). Padrinho político de Edilázio, ele enalteceu as virtudes do novo gestor e destacou que Edilázio é parte de um projeto do atual governo federal, de fazer uma política “para todos”. Humberto lembrou as gestões de Isabel Cristina e João Bosco Lacerda à frente da 3ª SR Codevasf, para reforçar que não tem dúvidas do sucesso do novo superintendente.

Nós estamos aqui não para beneficiar um grupo político, não para beneficiar uma oligarquia, não para beneficiar uns poucos. Estamos para lutar e fazer com que a Codevasf, assim como tudo que está no Governo Lula, é para a maioria”, ponderou.

Missão

O ministro Waldez Góes destacou a missão de Edilázio, que terá um papel crucial dentro do novo PAC lançado recentemente por Lula. Um dos eixos do programa, o ‘Água para Todos’, ficará sob a responsabilidade de Waldez. Por sua vez, o ministro contará com a Codevasf para executar ações como a revitalização do Rio São Francisco. “O presidente me disse que quer a segurança hídrica da população, mas não basta só fazer obras sem cuidar das fontes onde essas águas estão”, afirmou.

O ministro enfatizou que ações para irrigação também serão o foco de sua pasta. “É vontade do presidente Lula que nós tenhamos muitos exemplos de irrigação para produção de alimentos não apenas para matar a fome, mas garantir renda às pessoas”, reforçou, acrescentando ainda que o associativismo também será estimulado no atual Governo Lula.

Anfitrião do evento, o prefeito de Petrolina Simão Durando enalteceu a parceria de alguns anos com Aurivalter Cordeiro, antecessor de Edilázio, que permitiu viabilizar obras importantes para o município. Ao mesmo tempo, desejou sucesso ao novo gestor da Regional da Codevasf e se colocou à disposição para renovar essa parceria.

Trabalho amplo

Em sua fala, o superintendente empossado da 3ª Regional reiterou o novo perfil da Codevasf, que hoje atua em um terço do país. Dentro desse novo cenário, Edilázio reafirmou seu compromisso de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida de todos os municípios de abrangência da 3ª SR – trabalho que se somará ao da recém-criada 15ª SR no Recife, a qual foi desmembrada da Companhia em Petrolina.

Edilázio ressaltou que a Codevasf não apenas ampliou sua abrangência no país, mas mudou também a concepção de gerar desenvolvimento e integração. “Cada vez mais que a gente passa na Superintendência, a gente vê como o trabalho da Codevasf é de avançar na vida da população”. Nesse contexto, Edilázio citou como principais tarefas a conclusão do Pontal, em Petrolina, e a revitalização da região de Itaparica.

Entro os convidados presentes na cerimônia de ontem estavam o presidente da Sudene, Danilo Cabral; do BNB, Paulo Câmara; da Codevasf, Marcelo Moreira; da Amupe, Márcia Conrado; representantes de instituições; deputados federais; além do presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Aero Cruz, gestores e vereadores de vários municípios sertanejos.

Foto: Blog do Carlos Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários