Porto de Juazeiro foi sucateado e Revitalização do Velho Chico não existe

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2009 às 15:00

O deputado estadual Pedro Alcântara (PR) afirmou que o sucateamento do Porto de Juazeiro é uma vergonha, uma situação absurda e que põe por terra a propaganda do Ministério da Integração Nacional de que há um projeto de revitalização do Rio São Francisco.

Para Alcântara o que existe, “ainda de forma duvidosa”, é a transposição das águas do Rio para atender demandas do Nordeste. Pedro desafia o presidente Lula para ir a Juazeiro, em sua anunciada visita ao Velho Chico, até para “presenciar o sucateamento de um porto fluvial por falta de atenção do governo federal”.

O deputado comentou, ainda, que a CHESF está pouco preocupada com a população ribeirinha ao Rio porque, no momento, está acumulando água propositadamente no reservatório de Sobradinho, hoje, com 40.9% de sua capacidade, mantendo uma afluência de 4.900 milhões de metros cúbicos para uma defluência de 1.490 dom base no relatório de ontem.

PORTO SUCATEADO

Sobre o Porto e seus equipamentos, Pedro denuncia que até os trilhos de movimentação do guindaste foram furtados. Assim como foram levados a fiação elétrica, cruzetas e conectores. Os alojamentos e materiais de menor porte também foram arrombados e furtados.

A empresa Icofort adquiriu 6 barcaças para transporte de carroços de algodão e vai utilizar o porto fluvial de Petrolina embora a fábrica de beneficiamento do produto esteja situada no Centro Industrial de Juazeiro, o que elevará os custos de transporte rodoviário entre o porto e a fábrica.

Fonte: BahiaJá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.