Portas do meio dos ônibus urbanos serão de uso exclusivo para cadeirantes em Petrolina

0
Foto: divulgação

Em Petrolina, a porta do meio dos ônibus urbanos será destinada exclusivamente para o embarque e desembarque dos usuários cadeirantes. A mudança deve acontecer pelos próximos dias e tem por objetivo facilitar o acesso dessa faixa de público ao transporte coletivo. Por conta dessa mudança, no local serão afixados avisos de restrição do uso.

Tradicionalmente, os ônibus só tinham duas portas. A do meio passou a existir no transporte público a partir da Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, também chamada Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, pela qual os coletivo a serem produzidos após a publicação da Lei devem ser planejados de forma a facilitar o acesso a seu interior das pessoas portadoras de deficiência.

Para maior durabilidade e bom funcionamento do equipamento, garantindo o direito do cadeirante, a porta só será aberta para o mesmo, com exceção de casos de acidentes e evacuação emergencial. As autoridades competentes pedem a colaboração dos usuários para que o direito e a comodidade do cadeirante sejam respeitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome