População pode ajudar a punir quem joga lixo em terrenos ou ruas de Petrolina

por Carlos Britto // 02 de março de 2013 às 18:21

LixoNão é novidade o Blog receber reclamações contra o lixo depositado em terrenos públicos ou particulares, ou até nas vias públicas de Petrolina. A prefeitura faz a limpeza de alguns locais frequentemente. No entanto, muitas pessoas insistem em jogar lixo em áreas inapropriadas. O que muitos não sabem que é que a prática pode ser denunciada à Prefeitura de Petrolina.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Ney de Siqueira, os responsáveis pelo despejo do lixo podem ser notificados e ainda estão sujeitos a uma multa de acordo com o Código de Postura do município. Os proprietários que depositarem escombros em frente às casas também estão sujeitos a penalidades. “O acúmulo de lixo em frente a residências também pode gerar uma notificação e consequentemente uma multa para o morador”, afirma Ney.

Uma das ruas que mais sofre com o problema fica no bairro Areia Branca, zona leste de Petrolina. No terreno localizado entre a Escola Estadual Professora Adelina Almeida e o Centro de Esporte e Lazer, já foram feitas oito ações de limpeza somente este ano. Porém, ainda é possível encontrar lixo de todos os tipos no local.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, uma das maiores dificuldades do poder municipal, no tocante a penalizar os responsáveis, é flagrar o ato ou reunir provas que identifiquem os culpados. A população pode ajudar denunciando através da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, e ainda enviando ofício ou ligando para a Secretaria de Ordem Pública no número (87) 3864-9018 ou 3864-9020.

População pode ajudar a punir quem joga lixo em terrenos ou ruas de Petrolina

  1. Gleyson disse:

    Falar é fácil, o difícil é por em prática. Duvido que alguém queira se complicar fazendo denúncias. Surte efeito educar as pessoas, colocar coletores espalhados por toda parte, instalar fiscais.
    A guarda municipal deveria atuar nisso também afinal as vias públicas também são patrimônios municipais. Cada bairro poderia ter um guarda patrulhando em áreas potencialmente alvos de despejo de resíduos.
    Não adianta disponibilizar telefones até as 13:00h porque o dia não acaba às 13:00h e depois do lixo depositado de que adainta?
    Ofício? A maioria das pessoas nem sabem o que é isto, nunca nem viu um. E parece que até quem passou esta informação sabe. Segundo o manual de redação oficial ABNT ofício é forma de comunicão oriunda de órgãos oficiais. Uma pessoas física ou jurídica não oficial devem redigir carta para os órgãos públicos que por sua vez respondem por ofício.
    Se pudesse mandar um recado ao senhor Secretário eu o diria para agir mais e falar menos. Se houvesse prevenção não precisaria punição.

  2. dona cida do vale G rio disse:

    O VALE GRANDE RIO PRECISA SIM DE PUNIÇÃO,MAIS PRA ISSO È PRECISO QUE HAJA OS BOTA FORA NOS PONTOS BÁSICOS E TBM GUARDAS MUNICIPAIS TRABALHANDO NA FISCALISAÇÃO, PQ REALMENTE LIGAÇÃO NÃO IRÁ FUNCIONAR,AI SIM! SABEREMOS SE ISSO VAI FUNCIONAR,PQ A POPULAÇÃO AINDA NÃO ESTÃO COLABORANDO COM A COLETA QUE PASSA 3 VESES POR SEMANA,POIS DORMEM E ESQUECEM QUE A COLETA PASSA CEDO,FIDAM JOGANDO LIXO NOS TERRENOS BALDIOS,OU SEJA,LARGADOS………..DIGA SE PASSAGEM QUE O POSTO DE SAÚDE DO VALE DO GRANDE RIO È UMA VERGONHA COM TANTA SUJEIRA……COMECEM A PUNIR DAI…..QUERO VER!!!!!!!!!!!!!!!!!DONA CIDA VALE GRANDE RIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…