População de Petrolina receberá orientações para combater o AVC

por Carlos Britto // 28 de outubro de 2012 às 08:16

No Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro, estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irão às ruas de Petrolina para alertar a sociedade sobre a prevenção e consequências da doença. A ação acontecerá amanhã (29), na Praça do Bambuzinho, área central da cidade, das 13h às 18h.

Durante toda a tarde, os alunos irão oferecer serviços, como exames de pressão arterial, altura, IMC (Índice de Massa Corporal) e medição da circunferência abdominal, além de orientações de saúde através de palestras, banners e panfletos. Qualquer pessoa que for ao local poderá conferir dicas de como lidar e prevenir o Acidente Vascular Cerebral. O evento é organizado pela Liga Acadêmica de Neurociências da Univasf (Neuroliga).

 Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que uma pessoa morre a cada seis segundos vítimas de AVC. No Brasil, o derrame cerebral já é a principal causa de morte e incapacidade de adultos. Na dúvida se a vítima está sendo acometida pela doença, profissionais médicos pedem para que ele repita uma frase, levantar o braço e sorrir. São movimentos simples, mas que um paciente não pode executá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários