Seguindo o exemplo dos demais municípios sertanejos, Lagoa Grande (PE) promoveu uma grande mobilização, no último sábado (30/04), pelo Dia “D” da Campanha Nacional de Combate à Gripe. Oito postos de vacinação (incluindo um posto volante) funcionaram durante todo o dia. Esse ano além dos idosos, o Ministério da Saúde incluiu gestantes e crianças de 2 meses a menos de 2 anos para serem imunizados contra o vírus da influenza. A vacina também atinge os profissionais de saúde do município. Os postos do interior também receberam a população para vacinar no Dia D.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Lagoa Grande (PNI), Ladiane Cardoso, a vacinação está num ritmo acelerado no município, o que permitirá que mais uma vez a cidade supere as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde como já foi constatado em todas as campanhas que a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Saúde, coordenou no ano passado.
“Só o número de gestantes é que deverá ser diferente dos números sugeridos pelo Ministério, visto que os dados que eles possuem não correspondem ao nosso número real de mulheres grávidas na cidade”, observou a coordenadora. Até o momento, a Secretaria de Saúde já contabiliza 442 crianças de 2 meses a 2 anos imunizadas, com meta para vacinar 639, ou seja, o município já aplicou a vacina em 69% desse público. Os idosos a partir de 60 anos já somam 1062 vacinados com meta para 1707 vacinas, o que corresponde a uma cobertura de 64%.
As gestantes já são 155 vacinadas, numa meta prevista para 540, mas esse número pode ser modificado já que Lagoa Grande não possui 540 gestantes. O percentual entre as grávidas já ultrapassa 31% de imunização. No caso dos profissionais de saúde lagoagrandenses, a campanha já atingiu 210 imunizados numa meta para 224 profissionais, o que dá uma percentual de 57% já atingidos.
“Lembramos aos pais e responsáveis, que eles deverão voltar aos postos de saúde 30 dias após ter vacinado a criança para que ela tome a segunda dose da vacina”, ressalta Ladiane Cardoso. Todos os postos de saúde do município continuam vacinando. A Campanha Nacional contra a Gripe vai até o dia 13 de maio em todo o país. (com informações da Ascom/PMLG. foto: Isael Dias/divulgação)



