Políticos baianos e pernambucanos lamentam morte do ex-governador Waldir Pires

0
Waldir Pires. (Foto: Divulgação/Câmara de Salvador)

Várias autoridades políticas baianas e pernambucanas lamentaram a morte do ex-governador da Bahia, Waldir Pires, aos 91 anos, ocorrida nesta sexta-feira (22). Como este Blog mostrou mais cedo, o governador Rui Costa decretou luto oficial de cinco dias. “A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político. Waldir Pires era um exemplo de caráter e retidão, na vida pública e na vida privada“, lamentou o governador.

Por meios das redes sociais, o presidente Michel Temer também lamentou a morte do ex-governador da Bahia. Ele disse que “os baianos e os brasileiros perdem um símbolo da política feita com ética e paixão pelo seu país“.

Além de Rui Costa e Michel Temer, várias autoridades também manifestaram pesar pela perda.

Confira:

ACM Neto (DEM) – Prefeito de Salvador

Estivemos em lados opostos, mas Waldir Pires nos deixa o exemplo de homem público que exerceu com serenidade o seu papel na política. É um personagem de relevância que escreveu seu nome na história de nosso país. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos“.

Lídice da Mata (PSB) – senadora

Acabei de receber a triste notícia da morte do querido Waldir Pires, sem dúvida uma perda irreparável para a Bahia e o Brasil. A nossa geração aprendeu muito com Waldir, com a sua ética, capacidade de dialogo e inteligência. Cumpriu com dignidade e sabedoria todos os cargos que ocupou. Homem justo, íntegro, de princípios democráticos. Uma grande perda para todos nós. Fará muita falta à política”.

Paulo Câmara (PSB) – Governador de Pernambuco

O nosso País perde um grande brasileiro com a morte do ex-governador da Bahia, Waldir Pires, com uma história de vida digna e corajosa, que serve de referência para todos aqueles que se dedicam à causa pública, especialmente em benefício dos que mais precisam. Tive o privilégio de conhecer doutor Waldir pessoalmente em 2014, quando, ao lado de Eduardo Campos, estive na sua residência, em Salvador. Meus sentimentos aos seus familiares, amigos e admiradores. Seu exemplo continuará nos inspirando“.

Ângelo Coronel – Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

A Bahia hoje ficou com menos um democrata, menos uma pessoa decente, menos um líder político, e eu fiquei com menos um amigo e inspirador. Minha carreira política, ainda em minha terra, Coração de Maria, começa com Waldir Pires, ao lado dos chamados autênticos do MDB. A campanha dele ao Governo da Bahia, em 1986, foi memorável, apaixonante e, talvez, não se repita nunca mais na história da Bahia. Muitas vezes vi Waldir chegar às 4h da madrugada e o povo esperar para ouvi-lo. Waldir Pires era um democrata na acepção mais perfeita da palavra. Tolerante, conciliador, fraterno, mas um bravo e incansável lutador em defesa de um Brasil mais justo, menos desigual, mais desenvolvido na economia, mas também no campo social. Meu abraço solidário a toda sua família, aos amigos e, especialmente, aos seus conterrâneos de Acajutiba.”

Isaac Carvalho (PCdoB) – Ex-prefeito de Juazeiro

A Bahia e o Brasil perderam nesta sexta-feira um homem de grandes virtudes. Estadista, político honrado, honesto e com visão futurista do Brasil. Seu legado foi o grande compromisso com a liberdade e a democracia, e serve de inspiração para a nova geração de políticos brasileiros. Aos familiares e a todos os baianos, meus sentimentos. Descanse em paz, Dr.Waldir.”

José Ronaldo (DEM) – Prefeito licenciado de Feira de Santana e pré-candidato ao governo da Bahia

Lamento profundamente a morte de Waldir Pires e deixo meus sentimentos para sua família. Ele sempre foi um homem de diálogo e luta pela Bahia. Independente de partidos, merece todo nosso respeito.”

Nelson Pelegrino (PT) – Deputado Federal

A vida e a trajetória de Dr. Waldir foi marcada pelo profundo amor ao seu país, por nossa soberania em defesa de nossas riquezas, e que estas fossem utilizadas para fazer justiça social. Incansável defensor da democracia, Waldir foi um exemplo de ética e moralidade na política. Sua luta foi também por justiça social e era um humanista por essência. Ser humano educado, leal, companheiro e solidário. Dr.Waldir foi um professor de todos nós de nacionalismo, democracia, justiça social, honestidade, ética, lealdade, solidariedade e de disposição de luta. A Bahia perde um dos seus maiores homens públicos.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome