Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (12) pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) colocou no foco uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, e lavagem de dinheiro. Batizada de ‘Abantesma’, a ação é coordenada pelo delegado Gregório Ribeiro, titular da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR) – unidade integrante do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).
As investigações começaram em abril de 2021 no Sertão do Pajeú e do Moxotó. No dia de hoje estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar – todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Afogados da Ingazeira – nas cidades de Iguaracy, Betânia, Custódia, Itapetim e São José do Egito.
Na execução estão sendo empregados 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência (Dintel) da PCPE e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD). Os detalhes serão divulgados pela assessoria de comunicação em momento oportuno.