Polícia Federal divulga balanço das Eleições 2022 em Pernambuco

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2022 às 15:30

Foto: PF/PE

No primeiro turno das Eleições 2022, que aconteceu ontem (2), cerca de 190 policiais federais trabalharam na Região Metropolitana de Recife, em Caruaru, Salgueiro e em outras 11 cidades-polos (incluindo Petrolina), de forma integrada com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SES-PE), forças de segurança pública, Exército, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral.

As ocorrências de crimes eleitorais foram uma prisão em flagrante de uma pessoa, pelo crime de transporte ilegal de eleitores; quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência; três pessoas autuadas por ‘boca de urna’; uma prisão de eleitor que entrou com smartphone na cabine de votação no dia da eleição e outra em virtude da divulgação de notícias falsas num site jornalístico em desfavor de determinados políticos, cujo crime está previsto no artigo 323, parágrafo 2º, inciso I do Código Eleitoral.

A operação teve como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. A preparação da Polícia Federal (PF) começou com meses de antecedência para atuar nas Eleições 2022 e contribuir na manutenção da lei e da ordem, preservando o Estado Democrático de Direito. Além das ações preventivas e de polícia judiciária, a PF atuou na segurança dos candidatos à Presidência da República e no apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na realização dos testes de integridade das urnas eletrônicas, na eleição paralela e durante a apuração dos votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.