Polícia Civil x Polícia Militar no carnaval de Salvador

por Carlos Britto // 25 de fevereiro de 2009 às 10:30

Por pouco o último dia de Carnaval de Salvador não ficou marcado pelo terror. De acordo com primeiras informações, na tarde de ontem, uma patrulha da Polícia Civil abordava de forma brusca um folião no Circuito Osmar (Campo-Grande) quando, ao ver a cena, a patrulha da Policia Militar liderada pelo Major Fonseca se aproximou e pediu calma aos agentes para não prosseguir com a ação. Logo em seguida se iniciou uma discussão e, segundo fontes, o delegado de Juazeiro, Charles Antonio Leão, teria deferido um soco no rosto do major da PM, que não revidou. A equipe do Bahia Notícias tentou falar com representantes das duas corporações para confirmar as informações, mas não teve sucesso. Caso a versão se confirme, se não fosse a calma do Major Fonseca, o Circuito Osmar teria se transformado num palco de tragédia, pois, com certeza, haveria um confronto entre as Polícias Civil e Militar, num local onde se encontravam milhares de pessoas. O caso já está sendo apurado.
Fonte: Bahia notícias

Polícia Civil x Polícia Militar no carnaval de Salvador

  1. marco antonio souza disse:

    Virou moda as brigas entre militar e civil, desde a eleição em São Paulo que a PM defendia um candidato e a civil o outra candidata, e ai o pau quebrou, agora no carnaval de Salvador. imaginem se a moda pega. se a própia polícia dar esse exemplo como e que vai querer impor respeito depois, se são os primeiros a dar maus exemplos. tá na hora dos governantes chamar esses brigões e colocar a casa em ordem antes que vire moda.

  2. Celso Santos disse:

    Isso é fruto da criação da ditadura militar de uma polícia militarizada e separada da função precípua de policiamento que criou duas categorias na mesma função e com filosofias de trabalho diferentes e é mantida pela falta de coragem dos governantes de unificar as polícias como se espera num país que se quer desenvolvido. O comando único com policiais treinados para desenvolver as mesmas atividades conforme a situação e necessidade eviaria essa falta de respeito das instituições que representam. Que vergonha.

  3. Tamara disse:

    Quem diria o delegado Charles Leal fazendo pancadaria no carnaval de salvaodor com os seus proprios colegas de trabalho. E o profissionalismo e respeito ficam a onde? Fulião quando briga é vagabundo e policia é o que? ha????

  4. gabriel rocha disse:

    Já está mais que na hora de rever todo o mecanismo que envolve a segurança pública no país. Fatos como esse , entre as duas polícas acontecem o tempo todo, uma rídicula disputa de poder para ver quem é mais polícia e quem perde com isso é o povo que a cada dia está mais carente de segurança. Está na hora de deixar de lado os caprichos dos Srs. Coronéis de políca e dos Srs. Delegados e pensar no futuro da segurnça pública do nosso país e a única saida é sim unificar as polícias, não adianta querer tapar o sol com a peneira e fazer a política da boa vizinhança, integração não existe, tem que unificar mesmo.

  5. Harisson Juazeiro, cidade-dinamismo no Nordeste disse:

    Sem Comentários =/

  6. andre disse:

    eu tb vi no “na mira”, o pau quebrou. a policia civil não está preparada para trabalhar no carnaval de forma ostensiva, é melhor eles ficarem nos postos registrando as queixas. tavam se achando…queria que a confusão tivesse sido a pm da caatinga ou com a choque, daí a civil teria perdido varios agentes rs rs.
    brincadeiras a parte, o ocorrido foi lastimável.

  7. gilvan disse:

    Carlos Brito,
    eu sou de Juazeiro e a impressão que passa é que o Marco Antonio e o Celso, leram outro texto e não o seu. Ouçam o povo da cidade que é melhor. Não existe briga entre as instituições.

  8. Folião disse:

    Vi de relance a confusão e os policiais militares pareciam aborrecidos porque os policiais civis abordavam o cara com violência e como fazer abordagem não é função da Polícia Civil, os policiais militares falavam: sai, sai! para os policiais civis, que insistiam em abordar o cara.
    Daí um policial militar empurrou e falou: sai! para o policial civil, que o agrediu com um cassetete e a confusão começou.
    No meu modo de ver, a Polícia Militar tava certa.
    Por que a Polícia Civil tava fazendo abordagem e agredindo o povo? isso não é desvio de função?

  9. jorge disse:

    que coisa feia as duas policia en atrito, srs já esta no tenpo de existi um policia só no nosso estado governador,juntamente com os deputado tome uma providencia sober isso pra temos mais segurançapq duas policia as duas faz os mesmo trabalho espero uma decisão do nosso gaverno.

  10. CIUMEIRA disse:

    A PM não tinha que se meter; se apolícia civil já estava fazendo a abordagem , o Major deveria ficar quieto. Já imaginou se fosse ao contrário. Mais uma coisa é verdade, nada justifica a agressão , se é que ela houve.

  11. JUAZEIRENSE DE CORAÇÃO disse:

    GOSTARIA QUE A CORREGEDORIA TOMASSE CIENCIA E AS PROVIDENCIAS CABIVEIS

  12. JUAZEIRO AGUNIADO disse:

    AS AUTORIDADES TEM QUE FAZER ALGUMA COISA . JUAZEIRO NÃO COMPORTA PESSOAS OCUPANDO CARGO IMPORTANTE E SE PORTANDO DE FORMA INACEITAVEL

  13. gabriel rocha disse:

    Não entendir por que o cidadão que se intitula como ” IMPUNIDADE ” afirmou que eu , o Celso e o Marco Antônio , estamos alheios as informaçoes, pois apenas defendir a PM e a unificação das polícias. Se esse assunto de unificação doeu no senhor ” IMPUNIDADE” , é por que com certeza esse senhor se trata de um oficial PM , preocupado em ostentar suas estrelas,que cada vez estão mais estão ofuscadas pela falta de humildade em tratar o problema da violência que esstá assolando todo o país. Mas não adianta chorar, a unificação é um fato, uma questão de tempo e aí as estrelinhas nunca mais brilharão, pois a sociedade clama por uma nova polícia e quando o povo quiser mudar , ninguém segura.

  14. POLICIAL ANÔNIMO disse:

    na verdade o que está acontecendo e um bando de policiais militares com inveja da conquista da POlicia Civil junto ao governo, não podemos julgar nem os militares e nem os civis por um fato isolado a verdade e que a cidade de Juazeiro está sendo bem servida pela POlícia Civil, pois tanto os que tem dinheiro como os sem uma condição econômica estão sendo punidos pelos seus atos irregulares e talvez essa onda toda com o nome do Delegado e por motivo do mesmo não estar discriminando quem é rico e quem é pobre na hora de prender, vamos colocar a cabeça no lugar, o que está existindo e um bando de criticos isanos e se aproveitando da situação.

  15. pablo disse:

    grandes acertos vivem com grandes erros ;Charles Leão vem fazendo um trabalho excelente em Juazeiro;sou militar e não tenho nenhum inveja da civil e fico feliz com sua melhoras,mas não devemos condenar quem tenta acertar e saber separar o lado pessoal do profissional em vez de criar um comflito maior de quem é melhor do que quem.

  16. chacrinha disse:

    sera que o majo ta vivo?? um soco daquele homen derruba até um jegue.

  17. Dilma disse:

    Moro em Juazeiro/Ba e reconheço a excelente atuação do Delegado Charles Leão. Quanto ao fato ocorrido no carnaval de Salvador, acredito que deve ser apurado com mais detalhes e então se houver inocentes e culpados a lei deverá ser aplicada. Mas isso não é o suficiente para dizer o contrário do que se tem visto em Juazeiro: um ótimo delegado civil com uma equipe que tem buscado acertar no que faz.
    Aproveito para parabenizar também a PM de Juazeiro que tem também feito seu trabalho com responsabilidade.
    Deixo claro aqui que tenho consciência que nem todos profissionais fazem o seu melhor, mas não se deve generalizar.

  18. Patrícia P. Nunes disse:

    À todas as pessoas que condenam o Delegado Charles Leão, deve-se observar que:
    nenhuma reação surge sem antes ter uma razão. Se ele socou o major ou quem quer q seja, com certeza não foi gratuitamente. Errado??? Não posso julgar sem saber a veracidade dos fatos.
    O que tem de verídico nessa situação é que o DELEGADO CHARLES ANTONIO LEÃO GOMES, é um ser humano, e pode sim cometer erros. Mas esse possível erro não encobre TODOS OS INÚMEROS ACERTOS que ele tem tido nesses anos que está em Juazeiro. É um homem de verdade!!!! Destemido, que combate o crime sem dó nem piedade. Doa em quem doer, seja FILHO de A, B, ou C!!!! Confio nele e desejo que o mesmo permaneça por muitos anos na nossa cidade. Tenho filhos e me sinto segura cada vez q ouço uma notícia que a polícia civil e o DELEGADO CHARLES LEÃO, estourou mais uma boca de fumo, prendeu mais uma quadrilha, enfim bota ordem na cidade. Esse episódio que houve e está sendo ENFEITADO demais pela imprensa, jamais vai apagar o brilho e a hombridade do Dr. LEÃO!!! Antes dele, só o saudoso SAMUEL NASCIMENTO!!!
    Dr. Charles, continue seu trabalho. Deus está te protegendo enqto vc protege a nós e aos nossos filhos!

  19. zarus disse:

    esse delegado tem que ser punido,parabens ao major que não agiu do mesmo jeito dele.

  20. Roberto disse:

    Sou de Juazeiro e nunca vi um delegado regional sair para operações,como faz Charles Leão,o homem prende traficante,vai atrás de bandido e o diabo a quatro,muito diferente dos outros que tinhamos aqui,que só ficavam de palitó no ar condicianado;Está de parabéns o delegado e que continue em Juazeiro por muitos anos,para insatisfação de bandidos.Quanto ao ocorrido em Salvador terá que ser apurado,pois o delegado tem a cabeça no lugar e não iria agredir um major de graça.leão continue o seu maravilhoso trabalho em nossa cidade,pois do jeito que vai em breve não teremos mais traficantes ,bandidos,assassinos etc. nas ruas e teremos uma Juazeiro tranquilha graças ao magnifico trabalho deste homem.

  21. Bianca disse:

    Bom gente na verdade ele é tudo de bom além de ser um leão ele é lindo, forte, valente e ainda bota ordem na celva oOoo desculpa na cidade. Rsrsrss. Bjs leão lindo!!!

  22. thawanny disse:

    EU SOU DE ENTRE RIOS E QUERO DEIXAR MINHA MENSAGEM PARA AQUELES QUE CONDENAM O TRABALHO DO DELEGADO CHARLES LEÃO:
    NÃO EXISTEM REAÇÃO AGRESSIVA SEM ANTES TER UMA RAZÃO PARA O ATO.SERAR QUE OS MILITARES NA HORA DA CONFUSÃO NÃO TAVA QUERENDO PROTEGER ALGUM AMIGO…NÃO PASSOU PELA CABEÇA DE VCS ISSO?ESSE DELEGADO VEM FAZENDO UM TRABALHO EXCELENTE POR ONDE PASSA , NÃO DEVEMOS CONDENAR AS PESSOAS PELO UM ACONTECIDO MAIS SIM ANALIZAR OS BENEFICIOS PRESTADO A POPULAÇÃO E SABER SEPARAR O LADO PESSOAL DO PROFISSSIONAL EM VEZ DE CRIAR CONFLITOS.

  23. ANTONIO disse:

    PARABÉNS DR CHARLES PELO SEU TRABALHO SEMPRE DEIXANDO UM BOM TRABALHO POR ONDE PASSA>>>

  24. cangaço disse:

    PARABENS MAJOR VC REALMENTE É UMA AUTARQUIA…

  25. Paulo Feitosa disse:

    Alguns comentários dos internautas que li, ora são oportunos, ora são pobres de conteúdo, ora são preconceituosos quanto ao valor das nossas forças policiais da Bahia.
    Nota-se que foi um caso isolado, não carecendo de maiores repercussões, principalmente, pela imprensa sensacionalista e degradadora (em alguns casos, porque em vez de construir, destrói), também, não demonstra medição de força para mostrar quem tem o poder.
    Sabemos que os ânimos dos foliões que saem de casa com o espírito de violência, provocam o maior desgaste nos servidores que estão ali pra cumprir a Lei.
    Pelos fatos e imagens da TV ARATU, Acredito que o delegado exacerbou-se em suas atitudes e deve retratar-se, refletindo sua atuação.
    O Major, conheço seu trabalho, é um Oficial bem preparado e coerente, prega a paz, é honesto, cumpre a Lei, não aceita exagero e respeita os nossos direitos humanos. No caso, não fosse seu extremo preparo profissional, a história tivesse outro rumo. Parabéns ao Major Fonsêca.

  26. ANTONIO disse:

    GENTE VAMOS PARAR DE COLOCAR FOFOCAS DE COISAS QUE NÃO EXISTIU.UM AMIGO MEU ESTAVA LA E VIU TUDO NÃO OUVE BRIGA NENHUMA NINGUEM BATEU EM NINGUEM..TEVE FOI UM MAU ENTENDIDO MAIS QUE FOI RESOLVIDO LA MESMO NA HORA.
    ]
    CADE VC MAJO PRA DESMENTIR ESSAS DENIGRAÇÃO DA SUA IMAGEM DE MAJO QUE APANHA DO PRIMEIRO QUE CHEGA.

  27. Sara disse:

    Sou de Juazeiro e não sou amiga, nem parente, nem ao menos conheço o delegado Charles Leão. Aliás, se o encontrar hoje com ele, não saberei de quem se trata. O que conheço o inegável brilhante trabalho do delegado regional Charles Leão vem fazendo em Juazeiro. E, ao contrário do que dizem alguns comentários, sobre as ações da polícia civil, sob o comando de Dr Chares Leão (porque bacharel em direito deve ser chamado é de doutor, assim como o médico, mesmo sem ter feito doutorado), sinto-me orgulhosa e protegida, porque nunca se viu tantas ações, tantas diligencias e combate ao crime, ao trafíco de dorgas, às formações de quadrilhas, etc.
    Parebéns delegado Chales Leão. Quanto ao episódio de Salvador, tenho certeza que tudo será esclarecido.

  28. silvio disse:

    va em frente delegado vc e autoridade doutor e vc mesmo que manda.

    parabens!!!!!!!!!!! eu sei que vc nao bateu mais se bateu não foi atoa alguma coisa esse major fez….um abraço!!!!!!!!!

  29. MAJ. PMMG disse:

    UMA VERGONHA PARA AS DUAS CORPORAÇÕES. QUE SEUS COMANDADOS NÃO SIGAM ESTE EXEMPLO. SE FOSSE AQUI EM “MINAS GERAIS” O ERRADO ERA PRESO, NO CASO “O DELEGADO”. AQUI NÃO TEM MOLEZA, POR ISSO SOMOS A MELHOR POLICIA DO PAÍS. AQUI SE FAZ A LEI. AGORA, PORQUE ALGUNS DELEGADOS SE ACHAM EM ? SE FOSSE EM MINAS COITADO, IRIA ´PRESO NA MARRA. GOVERNADOR VENHA AQUI E VEJA COMO SE FAZ SEGURANÇA PÚBLICA. ESTAMOS A DISPOSIÇÃO

  30. Andergleyvion disse:

    o major tinha que ter prendido o delegado, pois o trabalho ostensivo preventivo e repressivo é priori da Polícia Militar

  31. Rosana disse:

    Acho importansíssimo publicar esse comentário

    POLÍCIA MILITAR EM BRILHANTE ATUAÇAO APREENDE MERCADORIA PIRATEADA EM ABRE CAMPO

    Todos vocês conhecem o Geraldo de Dona Maria Inácia, ou o Cutia do trailer, como a maioria de vocês o tratam. Pois é, todos nós sabemos que ele estava trabalhando ilegalmente, vendendo mercadorias pirateadas (CDs e DVs). E já está pagando pelo seu erro, Infelizmente, no Brasil que vivemos um homem de 46 anos acometidos de diversos problemas de saúde que não pode enfrentar um serviço pesado, e, responsável pela irmã e mãe adoentada se prestou a este tipo de trabalho, para sobreviver e mantê-las.
    A POLÍCIA MILITAR atuou brilhantemente, mesmo sendo meu Tio, digo: É CRIME! E as autoridades não podem ser coniventes com o mesmo.
    Segundo os POLICIAIS MILITARES que no estabelecimento estiveram eles receberam uma denúncia. E claro que, comunicados que a Lei estava sendo infringida agiram em cumprimento da mesma.
    Então, caros conterrâneos, se vocês tiverem notícias de qualquer outro estabelecimento que venda MERCADORIA PIRATEADA, por favor, DENUNCIEM! Estou convicta que os Policias Militares, que lá estiveram não foram informados pelo denunciante sobre possíveis irregularidades em outros estabelecimentos, e não agiram porque não tinha essa informação. Tanto está provado que eles não receberam denúncia de outro estabelecimento, que eles autuaram, SOMENTE, “o trailer de Cutia”, caso contrário, teria visitado outros estabelecimentos legalizados ou procurado vendedores informais que trabalham com esse mesmo tipo de mercadoria. O mesmo informante deve ter essa informação para fornecer aos mesmos, é o que espero.
    Imagine, o quanto exemplar seria nosso município se somente um CIDADÃO REVENDESSE MERCADORIA PIRATEADA, seríamos um exemplo para o Brasil. Porém, se a INFORMAÇÃO não chega até a PM como ela pode agir? Falo isso com conhecimento de causa, se o Geraldo (Cutia) do Trailer trabalhou 07 (sete) anos em um mesmo ponto, com todos os seus clientes e a população sabendo que a mercadoria era pirateada (CDs, DVs) e a PM não teve oportunidade de agir antes, é porque faltou DENÚNCIA. Vejam então a importância da DENÚNCIA: foi o INFORMANTE a peça fundamental no desfecho da questão. Acredito, que assim como a PM não cogitou sobre a venda dos CDs e DVs piratas pelo Geraldo (Cutia), possivelmente, não cogitam que outros comerciantes praticam esse mesmo ilícito.
    A população precisa colaborar. Sinceramente, se soubesse que era uma contravenção tão grave, eu mesma teria denunciado independente de ser ele meu tio. Com tanta corrupção nos três poderes brasileiros: EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO passamos a classificar as infrações em pequenas, médias e grandes. Coisa que hoje não recomendo. Recomendo sim, o retorno aos nossos princípios e a primazia da ética. LUTEMOS CONTRA QUALQUER TIPO DE CONTRAVENÇÃO!

    A LEI É IGUAL PARA TODOS, GARANTE A CONSTITUIÇÃO!
    ENTÃO POR FAVOR, AJUDE A POLÍCIA MILITAR A COMBATER O CRIME E FAZER VALER A CONSTITUIÇÃO: DENUNCIE A PIRATARIA!

    Rosana da Costa Corrêa – agosto 2009

  32. Sind disse:

    Na minha opinião polícia tem que meter medo em bandido e não em cidadão de bem,botando arma na cara ou dando porrada,temos que separar os maus profissionais dos bons como em qualquer profissão e os abusos não se resumem só aqui na polícia da bahia e as outras polícias?De outros países e estados?Não podemos nos basear na aparência seja ela qual for para julgar uma pessoa suspeita.Sou a favor das abordagens a ônibus,motos,carros mas não tratando as pessoas como se fossem criminosas e as destratando.Inclusive passei por uma abordagem em um ônibus e a policial foi muito educada,escrevi até um elogio no site da polícia só não soube o nome dela e quem dera todas as abordagens fossem assim,penso que se deve investir no lado humano da polícia e em muita tecnologia além de preparo profissionais.A polícia deve querer a população de bem como sua amiga e não inimiga e deve ir no site expressar sua opinião,satisfeita ou insatisfeita e sugerir,não só criticar e pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *