Polêmica sobre Marcha da Maconha no Recife divide opiniões

por Carlos Britto // 29 de abril de 2010 às 17:02

MaconhaDeu no Blog de Jamildo. Se depender da vontade do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a Marcha da Maconha, marcada para a tarde do próximo domingo (2/5), no Bairro do Recife, será proibida. Em entrevista à Rádio Jornal ontem (28) pela manhã, Damázio se posicionou contra o evento. No entanto, o secretário admitiu consultar o Ministério Público hoje e definir se a manifestação será permitida pela polícia.

“Em configurando crime, devemos proibir. Contudo, vamos levar esse assunto para o debate com o Ministério Público”, frisou Damázio.

Para os organizadores da Marcha, o posicionamento do secretário demonstra desconhecimento de edições anteriores do evento. “Acredito que o secretário, por ter assumido há pouco tempo, não está devidamente informado. Nos anos anteriores, o Ministério Público enxergou nosso evento como ele realmente é: o exercício da liberdade de expressão e não apologia às drogas”, explicou Neco Tabosa, um dos organizadores da Marcha da Maconha.

O parágrafo 2º, do artigo 33, da lei 11.433/06, define como crime: “Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga”, com pena prevista de um a três anos de detenção. Baseado nisso, o secretário quer proibir a realização do evento.

Já os promotores da Marcha evocam o artigo 5º da Constituição Federal. “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, para amparar legalmente o evento.

Polêmica sobre Marcha da Maconha no Recife divide opiniões

  1. Doido de Pedra disse:

    Somente Deus poderá deter o avanço da ilegalidade e da contavenção. Alguns querem aparecer como diferentes,outros por interesses pessoais eleitoreiro ou comerciais e tantos outros por mera maldade.
    Na minha opinião o tempo precisa fechar para esta gente, porque a própria democracia permite a falta da liberdade pra uns em benefício da liberdade dos outros que são corretos. A polícia deve impedir a qualquer custo esta marcha ameaçadora da paz, da saude da segurança e da felicidade.

  2. BENNE disse:

    QUAL A FINALIDADE ESSA MARCHA TEM? LÓGICO Q QUEM NÃO USA E PENSA POUCO, VAI ACABAR TENDO CURIOSIDADE. EM PLENA CAMPANHA DE COMBATE AO FUMO…INFELISMENTE BASTA USAR O NOME DEMOCRACIA E TUDO PODE. MAS TEM Q TER BOM SENSO TB.

  3. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    JÁ PERDERAM O CONTROLE AGORA O QUE RESTA É LIBERAREM E O ESTADO ARECADAR IMPOSTO.

  4. Absurdo!!! disse:

    Esse é o país que vivemos. Tantas leis feitas por esses políticos que não tem responsabilidade ou só queren defender o que é de seu interesse e ao mesmo tempo não são cumpridas. Como é que fazem essas leis e deixam tanta brecha para várias interpretações? Pode ou não pode? É válido ou não? Contraria os interesses da sociedade ou não? Depois falam dos analfabetos!!! E esses fazedores de leis o que são? Um bando de hipócritas, de desonestos,pois vivem às custas do dinheiro do povo e não trabalham para o povo.
    “Orgulho de ser nordestino”, VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

  5. Fora preconceito Sim a liberdade de expressão disse:

    Por isso que as coisas estão como estão. É mais fácil que alguns órgão punam as pessoas que fazem uso de drogas ou se propõe a debater (como é o caso da marcha), do que pensar em estratégias para que todos participem da contrução de um saber sobre o que é bom e o que não é nas substâncias psicoativas.

    SIM A MARCHA DA MACONHA TAMBÉM EM PETROLINA!!! jÁ!

  6. galdino neto disse:

    Nós devemos fazer é a marcha pela saúde, pela paz, pela diminuição do colesterol, coisas do gênero, e não marcha da maconha. A ciência divulga incansavelmente os malefícios das drogas, lícitas ou ilícitas, e um grupo de irresponsáveis achar que uma coisa que faz mal ao organismo e à sociedade seja liberado, é falta de vergonha mesmo. Estamos caminhando para a limitação das drogas lícitas, como exemplo, proibição de bebidas para menores (o bar da amélia que o diga), em São Paulo, a proibição de se fumar em locais públicos, a proibição da propaganda do cigarro, na Suécia, já se proibiu a propaganda de bebidas… Temos que evoluir em direção à busca do nosso bem-estar e do bem-estar dos nossos semelhantes. Querer colocar na cabeça do povo que uma porcaria chamada droga presta para alguma coisa é achar que o povo é burro, é menosprezar a inteligência do brasileiro… Estão confundindo liberdade com libertinagem… A venda de maconha é proibida no Brasil. Consequentemente, a incitação ao seu uso também é ilegal. Se é proibida e propaganda de cigarro, que é uma droga lícita, por quê permitir uma manifestação a favor da maconha? Essas incongruências só acontecem na terra tupiniquim… Concordo com o Secretário de Defesa Social. A manifestação do pensamento é livre sim. Mas essa manifestação tem consequencias. Ninguém pode sair por aí manifestando tudo que quer. Já pensou se alguém denegrir a imagem de outrem, justificando a liberdade de expressão?A defesa pública de condutas criminosas para mim é crime.

  7. Doido de Pedra disse:

    A polícia deve entrar pesado. Que acidente alguns ou que morram outros , mas a ordem é deter este absurdo maior. Que os direitos humanos internacionais reclamem e que se dane, mas o Brasil precisa manter a ordem interior. Esta gente de fora quer mandar na casa dos outros, não. Tudo se deve fazer em prol da ordem e da democracia e em nome de tudo pode-se sacrificar, momentaneamente a própria liberdade. Tão logo passe a tempestade todos se desfrutarão da calmaria.

  8. Jussara>G>Batista. Bispo(Vice Presisdente da Associação de Esposas de Militares PM e BM do Sertão. disse:

    Dou todo apoio ao secretário de Defesa Social, a sociedade precisa de respeito, tanta família sofrendo hoje, por ter seus filhos fumando maconha e esse pessoal dizendo que vai apenas debater. Quer debater sobre maconha vão nos auditórios das escolas ensinar como os alunos podem fugir dessa droga. Abaixo essa DROGA de marcha!

  9. maristela cavalcanti disse:

    Sabemos do perigo que é para os jovens o encentivo as drogas,pois tudo começa pela maconha.Vamos indagar das mães que estam sofridas com os filhos sendo destruídos pelas drogas.Pelo amor de Deus, vamos fazer outro tipo de marcha? Não demora muito e teremos a marcha do craque, da cocaína etc..Será pela livre expressão constituicional? será mesmo? tenho cá minhas dúvidas!.

  10. Coerente disse:

    E a marcha para proibir o alcool, que na maioria das vezes é a primeira droga lícita que qualquer um usa. Essa fica dífiil proibir por que gera muitos impostos e é bem aceita pêla sociedade. O que falta mesmo é informação na cabeça desse povo, maconha é ruim, porém não mata de overdose. Alccol mata de overdose, cocaína também, crak nem se fala, cola de sapateiro mata de overdose, até xarope mata de overdose etc… a questão é que se liberar a maconha os fumadores de plantão irão plantar. O governo não está nem um pouquinho preocupado com a saúde do povo e sim em gerar e arrecadar impostos. O cigarro comum tá aí um mal que mata tds os dias milhares de pessoas, más é liberado. E esse papo de que a maconha é porta de entrada para outras drogas é lorora, a grande porta é o cigarro e o alcool que tds vêem dentro de casa.

  11. Dureza disse:

    A imbecilidade chega ser uma doença incurável. Ela afeta exatamente a capacidade de dicernimento da pessoa. Ela altera o chamado simancômetro do indivíduo. Quando o indivíduo afetado trata de assunto tão importante, como este da droga, ele passa ser um risco para humanidade. Nestes casos o sujeito tem que ser tirado de circulação.
    Já estão encontrando uma saida imbecil para a tal marcha. Os imbecís já se comprometem a não fumarem a erva durante a caminhada, como forma negociada de se conseguir a aceitação por parte da polícia. Eu não acredito que a polícia entre neste tipo de disfarce.

  12. ANA JÚLIA disse:

    Só cuidado com os artífios que a vida emprega, já vi muitos individuos que tiram vidas de circulação, serem castigados ou terem as suas vidas tiradas também. O assunto é debate e não Nazismo, tirar de circulação era uma dos passatempos prediletos de Hitler, que hoje é um nojo para o Mundo. Cautela com os filhos, sobrinhos ou parentes ( QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO TIVER UM PARENTE, FILHO, IRMÃO, PAI E MÃE OU AMIGO OU VIZINHO QUE SEJA VICIADO EM DROGA), que sejam doentes viciados em drogas, porque se tirá-los de circulação a dor é grande. Você pode não ter esse problema de vício por enquanto e quanto ao futuro que nos prega várias incertezas. Dureza vire moleza, seja maleavel e bom, não pregue violência. Vc tá tendo comportamento de ant-cristo, falando em tirar de circulação, coisa séria em, que maldade no seu coração. Logo vc que se preocupa tanto com a vida saudavel. Vem a um Blog que tem uma certa repercussão e expõe esse ponto de vista, me desculpe mais vc é muito burro e MAL a ponto de desejar morte para viciados EM DROGA. Dureza meu sexto sentido me diz que vc é mulher. Dureza vá à Igreja e peça desculpas a Deus e peça para que vc não enfrente problemas com drogas no FUTURO. Vc desejou a morte para irmãos nessa vida passageira, Dureza logo-logo agente morre todos morrem ninguém fica, faça o bem se não tudo que você construiu e projeta em fazer vai por água abaixo. Você tem é que aprender a escrever e a ser pacifico. Passe PAZ, não Guerra. E deiche de valentia por que do geito que vai, vem. Se mandares flores, terás rosas. Se mandares ofenças, elas retornaram com afinco, não esqueça do sangue sertanejo. Sr. dureza. Estou esperando respostas, se desculpe e mostre humildade no coração que tirarei o chapeu para você. Esse é o sentido da VIDA, amar o irmão, Jesus me enssinou.
    DUREZA CRIE VERGONHA NA CARA, VÀ LÊR.

  13. Imbecilidade disse:

    Tiro o chapeu prá vc mesmo assim, o seu silêncio é sinal de que o sermão surtiu efeito. Tire essa imbecilidade escrita pêlo Sr. malvadesa ou Dureza. E não esqueça, seja bom.
    Tirar d circulação, isso é muito feio, feio demais, nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários