Plenus Colégio e Curso chega aos 30 anos comemorando liderança na região

por Carlos Britto // 22 de setembro de 2021 às 09:00

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

O Plenus Colégio e Curso completa 30 anos em 2021 e vai comemorar o aniversário, até o próximo mês de dezembro, com uma vasta e diversificada programação. Nascida em outubro de 1991 com o nome Pitágoras, a escola – que também já foi Geo Petrolina – hoje é a única da região citada no ranking do site Top 1000 Brasil, entre as 15 melhores de Pernambuco e a melhor de todo interior do Estado. Líder de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com um índice médio de 85% de aprovação, o Plenus alcançou por noves vezes o primeiro lugar entre a as escolas de Petrolina.

Para atuar na educação de crianças, adolescentes e jovens do Vale do São Francisco, uma equipe com 212 profissionais entre professores, coordenadores e colaboradores, se reveza, todos os dias, visando à preparação de cidadãos éticos, de aguçado senso crítico e dotados dos saberes construídos pela humanidade. São mais de 1.500  alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais,  Ensino Médio e Pré-Vestibular distribuídos em 55 turmas, nos períodos da manhã e da tarde.

De acordo com diretora pedagógica da escola, Sílvia Santos, que faz parte da equipe desde a sua fundação, o Plenus é uma história de sucesso. “Começamos como um cursinho Pré-Vestibular e um ano depois já ampliamos as atividades visando ao atendimento da comunidade com um ensino de alto nível, compatível com as grandes escolas do país“, recorda a diretora, acrescentando ainda que, em 2003, o Plenus já recebeu o ‘Selo de Escola Cidadã’ por projetos desenvolvidos na área social.

Projetos

Com foco na formação através da leitura e do incentivo às linguagens artísticas, o Plenus também se destaca por projetos que desenvolvem a sensibilidade e o espírito crítico dos alunos. O ‘Clube de Cinema’, por exemplo, existe há 12 anos e se reúne mensalmente através de sessões que fazem os estudantes compreenderem melhor o universo da sétima arte. Idealizado pela professora Simone Ramos, ex-diretora da escola que faleceu em 2015, esse tipo de Clube de Cinema é o único, nesta modalidade, em funcionamento permanente no Estado de Pernambuco.

Outra referência cultural são os Clubes de Leitura, criados também pela professora Simone Ramos em 2009, contando hoje com mais de 200 sócios distribuídos no Viva Leitura (Plenus Junior/Educação Infantil), Leia (alunos do 6º ao 8º ano) e Leia Mais (do 9º ano a 3ª Série). Campeã ainda nos esportes com o incentivo frequente a várias modalidades, a escola também vem sendo reconhecida no campo da ciência.

Neste ano os atletas da ciência do Plenus Colégio e Curso conquistaram 30 medalhas na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Como resposta e em reconhecimento a essas conquistas, entidades regionais destacaram o trabalho da escola com a concessão de honrarias a exemplo da Câmara de Vereadores de Petrolina, que em 2004, concedeu uma Menção Honrosa e em 2016, as medalhas de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan e de Honra ao Mérito Cultural Ana das Carrancas.

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Legado

O jornalista Clédiston Ancelmo, apresentador do GR2 (TV Grande Rio), de 44 anos, estudou no Plenus todo o 2º grau – hoje Ensino Médio -, de 1992 a 1994. Segundo ele, um momento muito importante pelo excelente ensino, a visão, filosofia e o propósito da escola. “Colégio novo, rotina nova, professores diferentes, todos empolgados. Sem dúvida, aprendi muito lá. Fui bem preparado, não só pra enfrentar os vestibulares e o ensino superior, mas também para a vida. O Plenus foi como uma casa pra gente. Fiz amigos que levo comigo até hoje. E sempre que encontro um professor da época é uma festa”, relembra. Clédiston acrescentou ainda que esse período foi muito importante para definir a pessoa e o profissional que é hoje.

Futuro

O Plenus Colégio e Curso está construindo uma nova sede na Cidade Universitária de Petrolina, próximo ao condomínio Sol Nascente. Um moderno complexo escolar para atender a um público de 2 aos 17 anos – da Educação Infantil à terceira série do Ensino Médio e alunos de Pré-Vestibular. Serão quatro pavimentos e oito blocos numa área de 6.742,40 metros quadrados, onde funcionarão modernas e confortáveis salas de aula, quadras de esportes, praças de alimentação, cinema e amplo estacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *