Plano busca contribuir para a competitividade da fruticultura no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 04 de abril de 2009 às 14:48

Na próxima terça-feira será realizado em Juazeiro um Encontro para Elaboração do Plano de Melhoria Competitiva do APL de Fruticultura – PMC. O evento acontece no Sebrae, às 14h00, e vai reunir produtores, empresários, instituições públicas e privada ligados a fruticultura da região.

De acordo com o gestor de fruticultura pelo Sebrae, Rinaldo Moraes o Plano é um conjunto de ações de foco empresarial e estrutural, que visa incrementar, de forma sustentada, o desenvolvimento do APL apoiado pelo Programa Progredir/Bid, em parceria com Governo da Bahia, através da Secretaria Ciência (Secti), Tecnologia e Informação SECTI e Sebrae. “Nesse encontro vamos apresentar um painel temático da fruticultura do Vale, e o resultado preliminar do estudo feito pelo pesquisador Frederico Lopes, além de possíveis direcionamentos para o projeto estruturante que será financiado pelo Bid” informou Moraes.

Ele disse que o objetivo desse encontro é discutir, esclarecer e validar pontos como: descrição e análise dos grupos estratégicos, análise de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades para o APL, estratégia de crescimento, entre outros.

O técnico da Secti, Carlos Cointeiro acrescentou que esse é um trabalho de análise estratégica do APL e de fomento à cooperação das empresas/produtores para a construção de um objetivo comum, e visão de futuro sobre as opções estratégicas de competitividade que possam apoiar o desenvolvimento da fruticultura no Vale do São Francisco.

“A idéia é que o plano possa nos apontar diretrizes estratégicas e possíveis ações estruturantes para a região. O Bid financiará um projeto estruturante para a fruticultura que seja indicado por este plano”, explicou Carlos.
A proposta é finalizar a elaboração do Plano de Melhoria Competitiva do APL de Fruticultura até final de maio.

Emanuelle Lustosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *