O planejamento na comercialização da cebola marcou, nesta quinta-feira (25) os debates de abertura do 3º Seminário da Cultura da Cebola, intitulado “A Tecnologia transformando a produtividade”, que acontece até amanhã (26) em Cabrobó (PE), município do sertão do São Francisco. As palestras sobre o tema foram ministradas por pesquisadores da Embrapa Semiárido, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do município de Viçosa.
Um dos participantes do seminário, o produtor Wladimir Torres Viana disse ser necessária uma análise cuidadosa por parte de quem investe no produto, tanto em relação ao mercado interno quanto à comercialização para outros países. “Cabrobó planta cebola o ano inteiro, no entanto, nós produtores precisamos nos programar e planejar nossa safra, avaliando o mercado interno e externo, para que não tenhamos prejuízos”, ponderou.
O prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas, ressaltou a importância do evento como forma de trocar experiências, uma vez que a economia do município é fundamentada na agricultura familiar, principalmente no cultivo da cebola – o que obriga os produtores a se organizarem e se planejaram para alcançar os lucros. “Eventos como esse promovem o intercâmbio de conhecimento, para o desenvolvimento da sustentabilidade no negócio, através do incentivo e uso das tecnologias”, destacou.
Já o coordenador do evento, José Carlos Alves, fez um balanço positivo do primeiro dia. “A população atendeu o chamado, o que demonstra a necessidade de se investir em novas tecnologias. A partir destes debates, objetivamos despertar investimentos em tecnologias, para que as mesmas sirvam de fomento na produção da cebolicultura, de forma qualitativa e quantitativa”, avaliou. (com informações e foto da assessoria)



