PF prossegue investigações contra organização criminosa instalada no sistema prisional de PE

por Carlos Britto // 08 de abril de 2025 às 14:15

Foto: PF/divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), nova fase da Operação ‘La Catedral’, com o cumprimento de um mandado de prisão e um de busca e apreensão expedidos em desdobramento das investigações que apuram a atuação de organização criminosa instalada no sistema penitenciário de Pernambuco. Na residência do suspeito foram apreendidos arma funcional, celulares e um veículo Volkswagen Amarok.

A medida, autorizada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) após manifestação favorável do Ministério Público Estadual, tem como base elementos probatórios robustos obtidos no curso de inquérito policial, que apontam para a prática de crimes como corrupção ativa e passiva, prevaricação, facilitação de entrada de objetos ilícitos no cárcere, tráfico de drogas e organização criminosa. A investigação revelou um esquema estruturado dentro do Presídio de Igarassu, no Grande Recife, envolvendo agentes públicos e internos, com arrecadação sistemática de recursos ilícitos, repasse de vantagens indevidas e graves violações ao regime de segurança e legalidade da unidade prisional.

O cumprimento das ordens judiciais, que inclui prisões preventivas e busca e apreensão, tem por objetivo preservar a ordem pública, garantir a eficácia da persecução penal e impedir a obstrução da coleta de provas, considerando a posição de destaque funcional de alguns dos investigados à época dos fatos.

A La Catedral segue em andamento, com ações coordenadas para o completo desmantelamento das estruturas criminosas identificadas no âmbito do sistema penitenciário estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários