A Polícia Federal (PF) em Aracaju (SE) e o Ibama encerraram (SE) a Operação ‘Carrancas’, realizada entre os dias 24 e 28 de fevereiro, com o objetivo de fiscalizar as margens do Rio São Francisco e combater crimes ambientais, especialmente a pesca ilegal durante o período de defeso. Durante a operação, foram apreendidos e destruídos cerca de 1.000 covos irregulares (equipamentos utilizados para capturar pitu, mas que também retêm outras espécies, como traíra, tilápia, tucunaré e siri). Além disso, aproximadamente 5.000 pitus foram resgatados e devolvidos ao rio.
Os apetrechos apreendidos estavam em desacordo com as normas ambientais. O uso desses equipamentos inadequados compromete a biodiversidade, altera a cadeia alimentar do rio e reduz os estoques naturais, ameaçando a sustentabilidade da pesca na região.
A Operação Carrancas reforça a importância da fiscalização contínua para coibir práticas predatórias e incentivar métodos de pesca mais responsáveis e a PF intensificará as ações ao longo do Rio São Francisco. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente através do canal ‘Comunica PF’, disponibilizado no site da polícia.
Parabéns PF e IBAMA! Temos de respeitar o meio ambiente e sua condição para recuperação das espécies,.resultado da degradação causada pelos humanos, que só pensam no lucro imediato e não deixam nada, pras gerações futuras.
O ser humano tem um lado perverso de não querer respeitar o meio ambiente, por isso é bem vindo a ação fiscalizatória.