Petrolinenses aprovados em concurso da PMPE vão reforçar protesto contra Governo Eduardo Campos

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2014 às 07:40

Candidatos PMTrês petrolinenses aprovados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), realizado em 2009, irão ao Recife na próxima semana participar de uma manifestação com o objetivo de cobrar do governador Eduardo Campos a convocação para seus cargos. Gustavo Macedo, Iogenes Moises e Wesley John questionam por que ainda não foram chamados se há um grande déficit de policiais – principalmente no Sertão.

Mais de 19 mil candidatos foram aprovados no certame, sendo que pouco mais de três mil assumiram os cargos. O grupo de Petrolina já conversou pessoalmente com Eduardo, mas até agora nenhuma promessa foi cumprida.

“Nós estamos atrás do governador desde 2011. Ele sempre vem prometendo, dizendo que seremos chamados em breve. Mas, na prática, ele apenas alimenta nossas esperanças dando prazos que nunca cumpre. Da última vez, ele garantiu que daria uma resposta até o dia 31 de janeiro e até agora nada. Muitas pessoas largaram o emprego confiando nesses prazos”, comentou Gustavo.

O prazo do concurso, que expirava em fevereiro de 2013, foi prorrogado por mais dois anos (até 2015). O que os jovens não entendem é como o Governo do Estado cobra o cumprimento das metas do programa Pacto pela Vida e não repõe o efetivo da Polícia Militar.

“Segundo o secretário de Defesa Social, Pernambuco tem uma baixa de quase mil homens por ano. Só em 2014, mais de três mil PMs irão se aposentar. O Pacto pela Vida ainda está dando resultados, mas se não investir no efetivo, os índices de criminalidade voltarão a subir”, explicou Iogenes.

Violência

Dados da própria Polícia Militar apontam que a violência vem crescendo em Petrolina. Em 2013, por exemplo, foram registrados 103 assassinatos no município, contra 71 em 2012, o que representa um aumento de 27,16%. Segundo os jovens, o próprio comando do 5º BPM já teria chamado a atenção da Secretaria de Defesa Social para o número reduzido de homens na cidade.

“No 5º BPM, pouco mais de 500 policiais cobrem Petrolina, Afrânio e Dormentes. O efetivo continua o mesmo há seis anos, ao contrário da população, que só faz crescer”, destacou Wesley.

Agora, a esperança dos jovens é que o Governo do Estado concretize as convocações de olho na Copa do Mundo, já que o contingente de policiais sequer atenderia às exigências da Fifa. “A Fifa obriga que os estados que irão participar da competição tenham um policial para cada 250 habitantes. Isso está firmado no plano da Copa. No entanto, Pernambuco tem um policial para cada 428 habitantes”, ressaltou Gustavo.

Petrolinenses aprovados em concurso da PMPE vão reforçar protesto contra Governo Eduardo Campos

  1. Antestor disse:

    É até entendível a ansiedade dos jovens, bem como os fundamentos do clamor são plausíveis.
    Contudo, é salutar ressaltar que o número de real de vagas para o concurso era de 3 mil vagas, aproximadamente. Desse modo, as demais convocações são meras expectativas de direito, regida pela discricionariedade do Chefe do Executivo (no caso, o Governador de Pernambuco).
    Mas, tenhamos esperança, haja vista que tradicionalmente os concursos da Polícia Militar nomeiam sempre um número maior que os inicialmente propostos no edital do certame.

    1. Snoop disse:

      Não entendo porque não estudam pra outro concurso na área policial, ao invés de ficar cobrando uma convocação que nem é obrigação do governo.

  2. Luis Fernando disse:

    Enquanto isso a criminalidade em Recife diminuiu, graças a várias ações, entre elas o aumento do efetivo nas ruas. Alguém precisa avisar a este governador de meio estado que Petrolina também pertence à Pernambuco.

  3. Gustavo disse:

    Foram fazer o exame de conhecimento especifico 100 mil candidatos desse só foram aprovados 19 mil. não 100 mil como esta na reportagem, a reportagem esta perfeita mostra como nossa Petrolina esta sofrendo com a falta de efetivo e ele o governador só mostrando que o pacto pela vida esta melhorando tudo e os 27,2% de aumento nos homicídios que teve o ano passado em Petrolina e o aumento de todo os índices que esta tendo só nesse mês em Petrolina, nosso Governado esta brincando com a segurança publica em nosso estado!

  4. Mada disse:

    Só corrigindo umas duas informações…

    Mais de 100.00 foram os inscritos no concurso onde cerca de 19.000 foram aprovados e restam ainda 12.000 pra fazer as etapas seguintes, que o governador vem prometendo a muito tempo que em breve chamaria.

    O prazo do concurso se encerrava em fevereiro de 2013 e foi prorrogado até fevereiro de 2015.

    No mais está tudo perfeito, todos os dados…
    e as informações concretas…

    No dia 5 de fevereiro vai gente de todo o pernambuco e de outros estados vizinhos que foram aprovados nesse concurso, pra essa manifestação pacífica, pra tentar cobrar do governador do estado uma melhoria no efetivo da polícia militar e cobrar a promessa que ele dá desde 2011 e 2012 sobre a nossa convocação.

  5. tiberio menezes de freitas disse:

    sabemos que violência se trata com efetivo e não com conversa em dizer que não se combate com efetivo,pois ,a presença humana e o que intimida os marginais. um exemplo real e o estado do rio de janeiro com as upps.

  6. Varjao disse:

    Eduardo Campos pretende assumir a presidência,mas até então não consegue cumprir algo que é necessário e está previsto no orçamento do Estado: O complemento do efetivo policial.

    É isso aí rapazes.. Precisamos de mais segurança, o sertão agradece.

  7. Wesley disse:

    O concurso era pra 2.100 vagas, foram nomeados mais de 3.000 candidatos, e cerca de 12.000 continuam na espera pra realizar os testes físicos que o próprio governador disse precisar e que com certeza chamaria essa turma… onde temos em vídeos e áudios gravados que o mesmo fala…

    Portanto estamos apenas cobrando uma promessa que nos foi dada…
    e é uma necessidade do estado e de todas as cidades de Pernambuco, inclusive de Petrolina que em 2013 teve um aumento significativo de homicídios.

  8. Ap 2009. 25 Pontos disse:

    Espero que os amigos consigam ingressar na PMPE, pois, para muitos, são vários anos de estudo para que pudessemos ter o mínimo de acertos possível para sermos aprovados na prova. Porém, se isso não acontecer, vamos continuar estudando pessoal!! em 2015 abrirá um novo concurso.

  9. RESERVA DA PCPE disse:

    É IMPORTANTE FRISAR QUE COM PROTESTO NÃO SE CONSEGUE NADA,APESAR DE NÃO SER DESSE CONCURSO DA PM E SIM DA POLICIA CIVIL,QUE ESTA NA MESMA SITUAÇÃO,AGUARDANDO UMA NOVA CONVOCAÇÃO,ACHO VÁLIDO O PLEITO DOS CONCURSADOS,SIMPLESMENTE QUEREM AJUDAR A DIMINUIR A CRIMINALIDADE EM PE,MAS NÃO SERÁ UM “PROTESTO E SIM UMA CAMINHADA PACÍFICA!!!

  10. carvalho disse:

    muito bom essa atitude de vocês,o governo de Pernambuco é um divulgador de ilusões,o governo manipula a mente da população com mentiras,ele fala que a segurança e a saúde está nota 10,ontem nasceu o filho do governador em um hospital de classe alta e ao mesmo tempo nasceu no chão da maternidade Barros Lima um bebê que com a queda cortou o rostinho inocente,ai eu te faço a pergunta,porque o governador não teve o filho dele no SUS que ele fala que tá uma maravilha ? do jeito que ele mente com a saúde ele também mente com os falsos dados do pacto pela vida. governador hipócrita que só pensa em si mesmo.

  11. JOSE disse:

    PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!
    VAMOS LÁ COBRAR…PERNAMBUCO PRECISA DE MAIS SEGURANÇA!

  12. Rafael disse:

    Votem em Eduardo este ano que com certeza ele irá coloca-los lá!

    1. Gustavo disse:

      Ele não coloque agente antes não para ver se ele vai ter um voto de alguém da reserva!

  13. Indira disse:

    Todos os aprovados devem e tem o direito de reivindicar… Se estão na lista dos classificados por que não, cobrar??? É isso mesmo, lutem e cobrem!

  14. franklim siqueira disse:

    galera vamos compartilha para nos ajudar em nossa convocação do concurso realizado em 2009. fomos aprovados e nada de chamadas!!!!! tem muitos crimes acontecendo nas ruasd e nada de poloiciamento militar por falta de efetivo. por favor ajudem compartilhando!!!! obrigado!!!!!

  15. olavo disse:

    Esse tal de “pacto pela vida” é uma farsa, estamos em uma polícia mal aparelhada, sem treinamento adequado, mal remunerados e comandados por pessoas que o único objetivo é promoção e estrelismo.

  16. RAIOOO disse:

    SNOOP APRENDE A ESCREVER!!

    PORQUE É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. VAI ESTUDAR PARA O PRÓXIMO CONCURSO DE 200000000018 PORQUE ESSE JÁ É NOSSO!RUMO A R/p

    1. Snoop disse:

      Todo metido a professor e é excedente de concurso. Vai entender…

    2. Ap 2009. 25 Pontos disse:

      Ainda está afiado heim, Raio?! Também sou reserva, 25 acertos, mas, sinceramente, não acredito em uma nova convocação. Acho que teremos que estudar um pouco mais para o próximo concurso que, provavelmente, será em 2015 ou 2016.

      Boa sorte!!!

  17. GATI disse:

    O que o governador de Pernambuco está fazendo com os reservas da PM PE é de uma falta de respeito! Como o mesmo pretende governar o país se nem ao menos demonstra interesse em horar sua palavra ? Como irei acreditar que o Brasil irá está bem governo por alguém que promete e não cumpre…

    1. Ap 2009. 25 Pontos disse:

      O que o governador está fazendo é pura “politicagem”. O reservas dizem que não votaram nele se não forem chamados até as eleições, mas acabaram votando, pois terão uma chance de ainda serem chamados no primeiro mês de 2015. Enfim… Ele está brincando com nossa esperança, porque iremos sempre acreditar que podemos ser chamados a qualquer momento.

  18. Ap 2009. 25 Pontos disse:

    Não agento mais essa espera, preferia um outro concurso.
    Tenho certeza que desta vez irei fazer um mínimo de 70% da prova.

  19. R2 disse:

    GOSTARIA MUITO QUE OS SENHORES FOSSEM CHAMADOS, MAIS ERAM 3000 MIL VAGAS NAS QUAIS JA FORAM PREENCHIDAS, NO MOMENTO OS SENHORES SO TEM EXPECTATIVA DE DIREITO, E INFELIZMENTE O QUE RESTA E AGUARDAR A BOA VONTADE DO EXECUTIVO. BOA SORTE A TODOS

  20. cleber disse:

    Ninguém é tão inocente à ponto de achar que todos 12 mil aprovados que restam serão chamados,o máximo que vai acontecer é Eduardo Campos chamar mais uma turma de 2 mil remanescentes,ganhar os votos deles e de seus parentes e amigos e colocar um ponto final nesse bendito concurso.Daí o candidato que Eduardo apoiar pra governador ganha as eleições e abre um novo concurso em 2015,já que esse concurso vale até fevereiro do mesmo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários