Petrolina vai inaugurar nesta segunda-feira primeira biofábrica do Método Wolbachia no Nordeste

por Carlos Britto // 18 de julho de 2021 às 18:25

Foto: Reprodução/Google

Petrolina será a primeira cidade do Nordeste a receber uma biofábrica do Método Wolbachia. A inauguração acontecerá nesta segunda-feira (19), com previsão para as 9h, na Avenida Gilberto Freire, s/nº, Bairro Vila Mocó (próximo ao Sesi). A estrutura irá viabilizar a liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que, uma vez presente no mosquito, contribui para a redução da dengue, Zika e chikungunya. Durante a solenidade será feita uma demonstração de como funcionará a liberação desses mosquitos, marcando o início da soltura no município.

A implementação do Método Wolbachia em Petrolina será feita em etapas. A previsão é alcançar, aproximadamente, 300 mil habitantes da área urbana até o final de 2022. Na primeira etapa de liberação, serão atendidos os bairros São Gonçalo, Dom Avelar, Cosme e Damião, Antônio Cassimiro, João de Deus, Jardim São Paulo e parte do Topázio (Conjuntos Novo Tempo e Pedra Linda).

A liberação dos wolbitos ocorrerá a partir da instalação de dispositivos em áreas públicas, chamadas de ‘Casa do Wolbito’, onde serão colocados ovos destes mosquitos que vão nascer nestes recipientes e depois voar em busca de alimento. Os agentes de controle de endemias da Prefeitura de Petrolina irão instalar as casas de wolbito pela cidade, com acompanhamento da equipe local do WMP Brasil/Fiocruz. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o método é complementar às demais ações de controle das arboviroses desenvolvidas pela prefeitura. Ou seja: a população deve continuar realizando o combate à dengue, Zika e Chikungunya pelos meios já divulgados pelas autoridades sanitárias.

Petrolina vai inaugurar nesta segunda-feira primeira biofábrica do Método Wolbachia no Nordeste

  1. Mary Ann disse:

    Excelente método de controle biológico de Aedes.

  2. Heyrin disse:

    P*** que pariu, mais essa; diminui a dengue, mas em compensação, haja mosquito..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.