Um grupo de 60 trabalhadoras rurais assentadas foi capacitado em artesanato de palha de milho, no último sábado (17). A capacitação aconteceu na sede da ONG Asa Branca, executora do convênio com o Incra, em Petrolina. O convênio é financiado com recursos do Programa Terra Sol, e visa à capacitação de grupos de assentadas de 15 Projetos de Assentamentos de sete municípios do Sertão pernambucano: Dormentes, Afrânio, Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó.
O trabalho foi iniciado em abril deste ano com o objetivo de capacitar 60 trabalhadoras rurais assentadas em artesanatos de bonecas de pano, fibra de bananeira e palha de milho. O convênio abrange, além da capacitação, a criação de uma cooperativa e a inserção dos produtos no mercado local e regional.
Dentro do conteúdo programado a ser ministrado às trabalhadoras rurais assentadas conta a parte de cidadania, que contempla políticas públicas, Lei Maria da Penha, cooperativismo e associativismo, e noções de gestão.
Segundo a presidente da Asa Branca, Rita Rosa, a cooperativa encontra-se em finalização, com o estatuto a ser aprovado e registrado até o início de agosto. Rita acrescenta que embora a finalidade principal da cooperativa seja a comercialização dos artesanatos, existe a possibilidade de comercialização de outros produtos da reforma agrária.


