Petrolina terá sistema inteligente de automação em casos de falta de energia ou falha na rede elétrica

0
Foto: divulgação

A partir de dezembro, Petrolina será a primeira cidade em Pernambuco a receber o sistema de Automação Inteligente de Rede (AIR). O projeto pioneiro da Celpe vai propiciar a recomposição automática do sistema elétrico durante uma falta de energia ou falha no sistema. A novidade foi anunciada na tarde de ontem (16) pelo gerente de Operações da concessionária em Petrolina, Hugo Vidal, durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

De acordo com o gerente, a nova ferramenta vai utilizar inteligência artificial e algoritmos avançados, além de equipamentos de rede, para isolar a falha recompondo o sistema e devolvendo o fornecimento de energia elétrica ao cliente em questão de minutos. “Nós vamos trazer com isso segurança operacional, para nosso trabalhador e qualidade no fornecimento, principalmente no bom atendimento aos clientes”, ressaltou.

Durante a reunião, o representante da Celpe apresentou ainda uma visão geral da Companhia, destacando que a região de Petrolina, mais 16 municípios, totaliza 800 mil habitantes, 332 mil clientes, que representa 9% do consumo no Estado. Depois de abordar um pouco sobre tarifa de energia, investimentos em redes de distribuição, linhas e infraestrutura, o gestor citou a escola de capacitação para eletricistas, em parceria com o Senai-PE e os canais de atendimento através do site e aplicativos, pelos quais é possível solicitar serviços e segunda via, além de consultar consumo e débito.

O diretor regional da URSF/Fiepe, Albânio Nascimento, afirmou no encerramento do encontro que o segmento da indústria recebe com entusiasmo os novos projetos da companhia em Petrolina e região. “O questionamento feito pelos conselheiros e as respostas apresentadas aqui nos mostram uma Companhia bem mais comprometida com o desenvolvimento regional, e o anúncio desse novo sistema nos anima a seguir em frente transformando a nossa Petrolina numa cidade muito mais iluminada”, pontuou. (Fonte: CLAS Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome