Petrolina terá plano de gestão dos recursos hídricos

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2009 às 09:34

açudePetrolina contabiliza mais de 45 açudes públicos de pequeno e médio portes. Pesquisadores da Embrapa Semiárido juntamente com a Prefeitura Municipal, estão elaborando um plano integrado de gestão e manejo desses recursos hídricos, a fim de propor ações voltadas para aumentar a produção e uso eficiente da água desses reservatórios, que têm como finalidade principal o abastecimento humano e animal.

Os açudes, em geral, apresentam problemas relacionados ao abastecimento irregular de suas reservas hídricas. Em consequência, compromete o avanço no desenvolvimento das atividades agrícolas nas comunidades rurais que não dispõem de fontes hídricas permanentes, principalmente para o consumo humano.

Segundo a engenheira agrícola Luiza Teixeira de Lima Brito, pesquisadora da Embrapa Semiárido, esses problemas têm origem nas próprias condições do ecossistema da região, como a irregularidade do regime de chuvas, mas, também, nas intervenções humanas sobre o ambiente.

Outro conjunto de dados também será levantado. O ecólogo Lucio Alberto Pereira, pesquisador da Embrapa Semiárido na área de manejo de bacias hidrográficas, explica que em cada um dos reservatórios vão ser dimensionadas as capacidades de armazenamento, escoamento, evaporação e precipitação, além da realização de testes de infiltração da água nas microbacias e estimar a taxa de escoamento superficial das chuvas.

Luiza Brito considera que estes elementos vão subsidiar o plano integrado que a Embrapa Semiárido e a Prefeitura, com a participação das comunidades, pretendem elaborar para orientar a gestão das bacias nas áreas rurais de Petrolina. O manejo inadequado, como a lavagem de veículos, uso pelos animais em açudes onde a população retira água para beber, é um problema que o plano pretende evitar.

Com informações/Crédito da foto: Ecodebate

Petrolina terá plano de gestão dos recursos hídricos

  1. Faz-me rir disse:

    A gestão Júlio Lóssio o que mais tem é plano… tudo é planejado, porém nada é concretizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.