Petrolina: Secretaria de Saúde forma Grupo Técnico da Tuberculose

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2010 às 21:14

A Secretaria de Saúde de Petrolina formou recentemente o “Grupo Técnico Municipal da Tuberculose”, composto por representantes do Laboratório Central de Saúde Pública de Petrolina (LACEN), da Atenção Primária e da Epidemiologia, que trabalham de forma coordenada, podendo assim otimizar as medidas de combate à doença.

O grupo que representa um novo modo de organizar e coordenar as atividades de combate ao bacilo da tuberculose (bacilo de Koch), monitora os pacientes para averiguar se há localidades onde existem focos da doença e se os pacientes estão tomando os medicamentos. Os dados são obtidos por meio de uma ficha de notificação onde constam as informações clinicas do estado de saúde do paciente, a data de início do tratamento e os contatos intradomiciliares, pois todas as pessoas que mantêm contato freqüente com o doente também são examinadas para detectar uma possível contaminação.

O monitoramento diário é feito pela Atenção Primária de Saúde. Já os exames de baciloscopias, uma média de quatro durante todo o tratamento, são feitos pelo LACEN. Ainda dentro desse procedimento que dura cerca de seis meses, exames de raio-x são feitos mensalmente. A epidemiologia acompanha os casos através do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (Sinan), avaliando de perto o grau de incidência e prevalência da tuberculose e como está a distribuição da medicação. Somente em 2009 foi feito o diagnóstico em 104 pacientes.

O principal objetivo é viabilizar ações contra o bacilo de Kock, reduzindo a sua incidência no município, além de verificar se a doença está regredindo. O tratamento e acompanhamento dos pacientes são feitos a partir do “Centro de Referência de Tuberculose e Hanseníase”.

Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários