Petrolina se prepara para campanha contra gripe em idosos

por Carlos Britto // 26 de março de 2009 às 09:00

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início aos preparativos para a campanha contra a gripe. Na manhã desta quarta-feira (25), uma equipe de técnicos da área se reuniu nas instalações da 8ª Geres para definir o cronograma de atividades durante a campanha. O lançamento oficial acontece dia 25 de abril, a partir das 8h, no prédio da Secretaria de Saúde. Os idosos na faixa etária acima dos 60 anos devem procurar os postos de saúde em todo município para serem imunizados contra o vírus da Influenza até o dia oito de maio.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Francisco Freitas (Chiquinho), o objetivo é reduzir a morbi-mortalidade e as internações dessas pessoas por infecção com vírus da influenza e suas complicações pulmonares. “Um dos maiores desafios em relação à saúde da população com mais de 60 anos é a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de suas atividades diárias. A gripe é uma das principais doenças, e para se prevenir a melhor coisa a fazer é se vacinar todos os anos”, explicou.

A meta da Secretaria é imunizar cerca de 16.553 mil idosos do município, ou seja, 80% das pessoas na faixa etária de 60 anos a mais. No período da campanha serão oferecidas, além da vacina contra a gripe, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites (inflamações no ouvido), sinusites (inflamações da mucosa que reveste os seios da face), faringites (inflamações da faringe) e meningites (inflamações por pneumococo das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal).

Fonte: Ascom PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *