Petrolina retoma testagem aos fins de semana e dá continuidade ao carro da vacina

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2022 às 19:30

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A partir desse sábado (29) a testagem para detecção da Covid-19 será retomada aos finais de semana em Petrolina, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço será no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Os atendimentos estão sendo priorizados a pessoas com sintomas gripais há três dias ou que estão com cinco dias de contato direto com caso positivo. A testagem será das 8h30 às 13h, exclusivamente aos sábados.

O Centro de Convenções, desde 2020, é polo de testagem na cidade. Segundo a SMS, a ampliação visa a atender a grande demanda diária de pessoas com sintomas gripais. Para a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, o respeito e conscientização dos dias de sintomas qualifica o resultado. “Vamos atender também aos sábado a população que precisa de teste. Dessa forma, reforçamos que só busquem o serviço com os dias completos de sintomas ou de contato com positivo, isso para termos um resultado concreto e fiel, evitando assim o falso negativo“, explicou.

Os testes na cidade são ofertados em três polos durante a semana: Centro de Convenções, UBS Lia Bezerra (no José e Maria) e UBS Otília Nunes (no Nova Petrolina). O atendimento é das 9h às 16h. Diariamente, mais de 1,2 mil testes estão sendo realizados nos polos de testagem espalhados pela cidade.

Carro da vacina

A pasta também dá continuidade ao cronograma do carro da vacina neste fim de semana, com mais duas localidades beneficiadas na zona rural. Amanhã, durante todo o dia, o carro estará na Agrovila Massangano. Já no domingo (30), serão contemplados os moradores da Serra da Santa. Essa imunização será para o público a partir de 12 anos. As vacinas disponibilizadas para imunização são CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer.

Para receber a primeira dose é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência; no caso da segunda ou dose de reforço, basta apresentar o cartão de vacina e um documento oficial com foto. O público de 12 a 17 anos deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

Petrolina retoma testagem aos fins de semana e dá continuidade ao carro da vacina

  1. Hadameis disse:

    Testar é fácil… quero ver campanhas e medidas com eficácia na redução… fora isso, estão só enxugando gelo. Ah, é ano eleitoral, não se pode proibir nada, se não fica chato né? Deixa adoecer, se morrer é um ou outro, importante mesmo é ganhar na política. (ironia e revolta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.