Petrolina relaciona morte de Cristo a Velho Chico

por Carlos Britto // 07 de abril de 2009 às 06:00

A Concha Acústica de Petrolina, Sertão do Estado, será palco para a apresentação do espetáculo “Via Crucis: vida, paixão e morte do Velho Chico”, que será encenado às 18h30 desta quarta (8). A peça faz parte da programação alusiva à Semana Santa e é dirigida pelo diretor e autor Hertz Félix.

O espetáculo busca estabelecer uma relação entre a morte de Cristo com a morte do rio da Integração Nacional, comparando personagens bíblicos com figuras da contemporaneidade. Maria, por exemplo, simboliza a Serra da Canastra, de onde nasce o Velho Chico (numa alusão a Jesus).

Os ribeirinhos são vistos como os seguidores do Cristo. O sofrimento é destacado através das agressões que o Velho Chico sofre ao longo de seu trajeto. A apresentação deve ser enriquecida com elementos culturais como dança de congo e reisado. “Mesmo representando a maldade humana, onde o rio vai deixando de ser um rio de águas para se tornar um rio de lágrimas, não podemos deixar de enaltecer a história cultural”, enfatiza o diretor Hertz Félix.

Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães, o espetáculo pede uma ampla reflexão. ” O texto tem uma temática forte no que se refere a vida e morte de Jesus, associada à vida e à poluição que compromete as águas ribeirinhas, fonte de vida, por isso, merece atenção e respeito”.

A apresentação será coordenada pelo colégio diocesano Dom Bosco e conta com o apoio da prefeitura de Petrolina.

Roseanne Albuquerque/SJCC

 

Petrolina relaciona morte de Cristo a Velho Chico

  1. epaminondas disse:

    ta sabiiiiiiiiiido esse domingos… .

  2. Omair disse:

    É muito importante demonstrar e conscientizar a população de petrolina e região, que o rio também morre.
    Parabéns a todos que estão envolvidos nesse evento!

  3. Opara disse:

    Parab[ens… bem atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *