Os acidentes de moto em Petrolina aumentaram. Isto foi o que informou a coordenadora do Samu, Solange Guedes. “Este mês foi registrado um aumento de aproximadamente 17%”, disse ontem (11) no programa Carlos Britto no Ar.
Solange destacou que o fator que atrapalha constantemente os atendimentos são os trotes. De acordo com ela, são contabilizados por dia cerca de 70 trotes. “A maioria deles são realizados de orelhão, por isso estamos em parceria com a empresa telefônica para localizar através de mapa estes orelhões de onde são enviados os trotes”.
O Samu inaugura hoje (12) um atendimento que leva socorro rápido às vítimas, e identifica os casos mais graves até que a viatura da unidade chegue ao local da ocorrência. Este é o serviço da motolância.
Em Petrolina foi disponibilizado uma moto e três profissionais técnicos de enfermagem capacitados no Recife pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Polícia Rodoviária Federal. Os profissionais também fizeram curso de direção defensiva no Sest/Senat.
Segundo a coordenadora do Samu os três técnicos de enfermagem trabalham em regime de escala. “A moto funciona por 12 horas, das 7h às 19h. Esta é uma determinação do Ministério da Saúde para que a motolância não funcione em horário noturno”, explicou.
Solange Guedes também destacou que de acordo com as informações prestadas pelo técnico de enfermagem, será acionada, a depender da gravidade do atendimento, uma ambulância especializada. “A motolância auxilia bastante, porque é o olho do médico no local do acidente”, frisou.



Agora, vamos para a novidade, qual é?
Estamos assistindo a um verdadeiro crime contra a saúde pública. A quantidade de jovens que são multilados ou morrem em decorrência de acidentes de moto é assustadora. É de se questionar se a economia de custos de transporte realmente vale a pena em comparação com os custos de internação. E por que as autoridades são tão omissas com as barbaridades no transito feitas por alguns motoqueiros?
Todo mundo sabia que isso voltaria aumentar em Petrolina quando retira-se os taxão do asfalto. Tudo bem que isso causa danos aos veículo mais era necessário até a implantação das lombadas eletronicas ou os pardais que notificam até as motos.
O que presenciamos hoje na cidade é ultrapassegens perigosa pela direita enfim avanço nos senais vermelhos o que esperavamos que acontecesse.
Veja o número de acidentes fatais e não fatais com os taixão e veja depois deles.
Meu Deus do Céu,
Claro que esse número está atrelado ao fato da legalização dos motos-táxis na cidade…………………
Mas, se é assim que o povo quer? Então que morra o povo….