Petrolina registra ascenção feminina na aviação

por Carlos Britto // 08 de março de 2024 às 21:00

Foto: Divulgação

Setor historicamente dominado por homens, a aviação está passando por uma transformação. Mulheres estão assumindo papéis relevantes em outros setores que antes eram de predominância masculina. Na CCR Aeroportos, que administra o Aeroporto de Petrolina (PNZ) e outros 16 aeroportos no Brasil, quase 38% dos colaboradores são mulheres, um número que vem aumentando ao longo dos anos.

Uma dessas mulheres é Luziane Passos, agente de Operações e Segurança do terminal de Petrolina. Desde 2012, Luziane tem trabalhado no setor, onde desempenha um papel crucial na segurança do terminal e dos passageiros. Ela fiscaliza o tráfego de aviões, pessoas e veículos, realiza inspeções no pátio e na pista de pouso e decolagem, supervisiona o uso adequado dos equipamentos e credenciais, além de atuar como fiscal de pátio, auxiliando no estacionamento das aeronaves.

Luziane relata que foram necessários 10 anos de estudos e atuação na aviação para chegar ao cargo atual. Ela começou a trabalhar no balcão de informações do aeroporto em 2012, ganhou experiência na área de segurança trabalhando no setor de raio-x em 2013 e, em janeiro de 2023, foi contratada pela CCR para o cargo que exerce atualmente.

Hoje, Luziane se sente respeitada como profissional e orgulhosa por fazer parte da equipe. Ela enfrentou muitos desafios, incluindo o primeiro dia na responsabilidade de taxear uma aeronave sozinha. Luziane vê a profissão exercida por mulheres qualificadas na aviação como um sinal positivo para o futuro do setor. Uma ótima notícia para este Dia da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e, redatores deste conceituado meio de comunicação. Aproveitando para parabenizar, pela matéria postada, pois, é história e é…