Petrolina recebe hoje 1ª edição de feira agroecológica

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2021 às 07:50

Foto: SEE-PE/divulgação

Petrolina recebe nesta sexta-feira (29) a Feira Agroecológica da Educação do Campo e Quilombola, projeto desenvolvido através da Gerência de Políticas Educacionais do Campo e Quilombola (GEPEC), da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). Esta é a primeira edição do projeto, que será realizado em 14 das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado até o fim deste ano.

A partir das 8h até as 16h, agricultores e agricultoras locais – além de integrantes de movimentos sociais que fazem parte da educação do campo e quilombola – estarão vendendo produtos artesanais, comidas regionais e outros itens em barracas na Praça do Bambuzinho, localizada no centro de Petrolina.

Jailson Santos, gerente da GEPEC, explica que o conceito das feiras agroecológicas nasceu a partir do diálogo com estudantes agricultores e agricultoras, professores, comunidades e movimentos sociais do campo em cada região de Pernambuco. “As feiras são culminâncias dos projetos agroecológicos desenvolvidos pelos estudantes e agricultores atendidos pela EJA destinada às populações do campo. Esta é uma ação que privilegia a comercialização dos produtos da agricultura familiar e sustentável, bem como, produtos culinários e de artesanatos, que serão expostos para a venda“.

A ação faz parte das Políticas Públicas instituídas pela SEE, direcionadas aos povos do campo de 14 Regionais de Educação, com previsão de expansão para 28 feiras na próxima edição. Vale salientar que as feiras serão realizadas em locais pré-determinados pelas GREs, em parceria com municípios em forma de colaboração, conforme calendário. As demais GREs realizarão suas feiras agroecológicas em tempo oportuno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *