Petrolina promoverá saúde integral para profissionais do sexo através de ações educativas

0

SPMCom o objetivo de promover saúde integral para as mulheres profissionais do sexo, a Prefeitura de Petrolina conseguiu, através da Usina de Projetos – ligada à Secretaria de Planejamento, Ordem e Gestão -, a aprovação do recurso no valor de R$ 147 mil  junto a Secretaria de Políticas para Mulheres.

O provimento será destinado para ações educativas, por meio da contratação de uma empresa que realizará o curso profissionalizante (Curso Associativismo e Cooperativismo), além de oficinas teatrais. Essa iniciativa estima beneficiar um número em torno de 100 mulheres, ainda neste ano, com atividades que somarão uma jornada de 30 horas.

Atualmente, na cidade de Petrolina, existem 364 pessoas que se encontram em acompanhamento no Serviço Ambulatorial Especializado, sendo 288 casos de Aids e 76 casos de HIV. Porém, não há um controle quantificado voltado apenas para esse tipo de público (prostitutas).

A cidade tem em média 15 casas de prostituição e 10 pontos fixos em locais abertos, segundo informações da Polícia Militar. “O projeto será bem recepcionado pelo nosso município, uma vez que a Secretaria de Cidadania, através da Executiva da Mulher já vem desenvolvendo ações pontuadas, através da Lei Municipal de número 1778/2005, denominada ‘Saúde da Mulher’, contemplando as mulheres conhecidas como profissionais do sexo, através de palestras de orientações à saúde, higiene e cuidados no uso de preservativos, além de alertas acerca da violência e no combate à exploração sexual infanto-juvenil, bem como na realização de consultas e exames”, pontua a secretária da Mulher, Roseane Farias. As informações são da assessoria da Prefeitura de Petrolina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome