Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde da população no mundo, a diabetes é uma patologia caracterizada pela baixa produção de insulina pelo pâncreas, o que possibilita um aumento de açúcar no sangue.
Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, falta de qualidade de vida podem potencializar os riscos de desenvolvimento da doença. E é justamente com o objetivo de conscientizar a população, que a Associação dos Diabéticos do São Francisco (ADISF) promove uma ação educativa neste sábado (13), na praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, centro de Petrolina. A iniciativa antecede o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, no dia 14 de novembro.
“As pessoas precisam ficar atentas, realizar seus exames, ter atitudes preventivas, porque a patologia hoje é considerada uma epidemia mundial e afeta muito as camadas mais pobres da população. Está muito relacionada às condições de vida. Então vamos estar neste sábado fazendo testes de glicemia capilar, aferindo pressão, distribuindo panfletos informativos”, adianta a presidente da Associação dos Diabéticos do São Francisco, Antonise Coelho.
“Vale salientar que não estaremos fazendo diagnóstico no local, mas com o resultado das ações que serão desenvolvidas, as pessoas podem se dirigir posteriormente a uma unidade de saúde e fazer testes mais precisos. O nosso objetivo principal no sábado é mesmo o de dar todas as informações sobre a doença e conscientizar as pessoas”, complementa Antonise.
A ADISF realiza encontros mensais com portadores da patologia. Além disso, desenvolve palestras junto a grupos, escolas e associações de moradores.



Bom dia;
Parabens Adisf, pela informação preventiva. Informação: O SUS deveria aplicar as politicas publicas de prevenção aos diabeticos, hipertensos, as gestantes e etc… com qualidade garantido em lei especifica para diabeticos, dentro dessa politicas publicas falta a capacitação dos profissionais de saude para lidar com os portadores de diabeticos e etc.. os procedimentos essencias como: exame complementar demora mais de 30 dias para agendar e 20 para realiza o exame, e para volta ao medico mais 15 dias, a soma levar o paciente a se agravar , causando graves problemas a visão, membros inferiores, rins e etc…. O medico ao analisar os exames começa o tratamento com medicamentos e seguida insulina sempre falta seringa, outros profissional com nutricionista,psicologo, endrocrologista, quanto tem na unidadde de saude ou na rede, o universo do diabetico e dependencia do Sistema de saude publico inadequado leva o paciente a menos de tempo de vida, precisamos deixa as praticas politicas partidadrias e promessas de campanha e agir em nome da saude publica e suas politicas.
Tadeu (Dabeticos Tipo II)