Petrolina prepara-se para sediar 2º Salão de Turismo

por Antonio Carlos Miranda // 10 de abril de 2024 às 14:31

Petrolina prepara-se para sediar a 2ª edição do Salão do Turismo. O evento acontecerá de 9 a 12 de maio na Porta do Rio, Orla I da cidade.

De acordo com Gilberto Pires, a ideia do evento surgiu ainda na época da pandemia de Covid-19, e tinha como objetivo colaborar para a consolidação do turismo regional, já que o segmento seria o último a se recuperar do pós-pandemia.

Gilberto, que é interlocutor regional da instância Águas e Vinhos no Vale do São Francisco, entidade que abrange sete municípios do Sertão pernambucano (Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes, Afrânio, Santa Maia da Boa Vista, Cabrobó e Orocó), juntou-se a Luciano Correia – da Câmara de Turismo do Norte da Bahia – para viabilizar o evento.

No ano passado o Salão seria realizado em Juazeiro (BA), mas a prefeitura alegou dificuldades financeiras. Este ano, porém, o evento viabilizou um apoio forte e vem carregando expectativas de ser tão ou mais exitoso que a primeira edição, que atraiu um público de 12 mil pessoas em quatro noites.

Órgãos e instituições como Governo de Pernambuco, Sebrae, Sesc, IRPPAA, AGE e Secretaria de Turismo do Recife – entre outros. “Dos 40 estandes que pusemos à venda, 30 já estão vendidos ou reservados. Ainda temos 10 estandes nessa reta final. Isso é muito bom”, informou Pires.

Programação

Além do foco principal do Salão, haverá também uma programação cultural a cargo do Sesc e, claro, a parte de gastronomia do Senac, com o Projeto ‘Na Estrada’. Também está previsto um roteiro de atividades como visitas a fazendas vinícolas, ao povoado de Caboclo (em Afrânio), a Dormentes (por conta da famosa carne de carneiro), Santa Maria da Boa Vista (com a Serenata da Recordação) e passeio no Vapor do Vinho. “A gente pensa em divulgar da melhor maneira possível o turismo da nossa região, mas precisamos sair da mesmice do discurso. Vamos potencializar isso na prática. Temos a caatinga, que é o único bioma no mundo, só existe no semiárido brasileiro. Então, temos essa beleza com todas suas diversidades”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Carlos , parabéns pelo texto m homenagem a Rafael Coelho. Como voce, tbm não tinha muita aproximação pessoal com ele,…

  2. Carlos, um texto sucinto, muito verdadeiro escrito com o falar do coração. Parabéns