Petrolina passará a ter Dia Municipal da Policial Militar

por Carlos Britto // 05 de agosto de 2022 às 17:38

Foto: Ascom SDS/divulgação arquivo

Petrolina, no Sertão do São Francisco, passará a contar em seu calendário oficial de festas e eventos com o Dia Municipal da Policial Militar. O Projeto de Lei nº 054/2022, que tem como uma das autoras a vereadora Maria Elena, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (4) por 18 votos a zero.

Para Maria Elena, a presença das mulheres nos quadros da PM vem se tornando fundamental. “Elas fortaleceram a instituição, caracterizada até então apenas pela força física dos homens. Além disso, humanizaram a atividade policial e, ao longo dos anos, as policiais militares femininas se superam na busca de seu espaço. Mesmo atuando em um universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais”, afirmou.

O primeiro Estado brasileiro a incluir mulheres na PM foi São Paulo (em 1955). Pernambuco foi o sétimo. Em 26 de janeiro de 1983, três oficiais do sexo feminino marcaram uma nova época na segurança pública pernambucana: as Tenentes Fátima, Eunice e Eleonora foram incorporadas aos quadros da instituição. Desde então, a presença das mulheres na carreira militar só vem aumentando – e Petrolina é um exemplo.

Muitas expõem suas vidas aos riscos que a profissão exige, mas se dizem felizes com o caminho que decidiram seguir, determinadas para mostrar que também são capazes de proteger a sociedade petrolinense”, argumenta Elena, quem tem como uma de suas bandeiras de luta o protagonismo das mulheres na sociedade. O projeto aprovado tem também a coautoria do Pastor Alex de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.