Petrolina oferece práticas integrativas e complementares para tratamentos de saúde

por Carlos Britto // 29 de novembro de 2023 às 16:00

Foto: PMP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza em Petrolina serviços por meio de práticas integrativas e complementares. Os recursos terapêuticos são baseados em conhecimentos tradicionais e têm o objetivo de prevenir inúmeras doenças, além de servirem como tratamento paliativo em algumas doenças crônicas. Entre os métodos utilizados estão a ventosaterapia e a auricoloterapia, que são aplicados por fisioterapeutas das equipes multiprofissionais (e-multi) da Atenção Básica.

A Ventosaterapia é uma técnica milenar, muito utilizada pelos chineses e egípcios há mais de 4 mil anos e foi aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa. Atualmente, existem alguns métodos de ventosaterapia (ventosas de vidro ou plástico, ventosas de sucção, ventosas de pressão e ventosas magnéticas). Para saber qual a melhor prática e de que forma vai oferecer melhor resultado, é necessário procurar um profissional de saúde para saber qual o indicado e a finalidade que o paciente necessita.

Já a Auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais. De acordo com a fisioterapeuta Camila Ribeiro, os benefícios dessas práticas integrativas podem ser imediatos e também em longo prazo. “A ventosa possibilita o relaxamento do corpo e da mente, fortalecimento dos vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, eliminação de contraturas musculares e pontos de tensão. A auricoloterapia auxilia no tratamento das dores no corpo, auxilia também no tratamento do estresse, ansiedade, depressão, aliviando o quadro do paciente”, explicou a profissional.

Como ter acesso

Para ter acesso às práticas integrativas e complementares, é necessária indicação médica. É preciso que o profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) prescreva encaminhamento à equipe multiprofissional, após essa solicitação a marcação acontece na própria unidade. Em seguida, a equipe vai trabalhar a melhor alternativa e o período de tratamento pode ser disponibilizado para os pacientes dentro das unidades de saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A manutenção da estátua de Daniel Alves manterá também a contradição de seus atos. Hoje os monumentos também servem para…