Petrolina não será contemplada nem tão cedo com ramal da Transnordestina

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2010 às 23:03

DSC06157

Orçada em mais de R$ 5 bilhões, a Ferrovia Transnordestina não deve contemplar Petrolina em curto prazo. Pelo menos esta foi a previsão do analista de infraestrutura do Ministério dos Transportes, Marcelo Calado, durante coletiva concedida à imprensa regional na manhã de hoje (16) no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina.

Em companhia do seu colega do Ministério, Bruno Lopes Marques (também analista), e do engenheiro da Aliança Transnordestina, Calado não deu esperanças de que um ramal da ferrovia beneficie a cidade neste primeiro instante. Apesar de reconhecer o potencial da fruticultura irrigada, Calado argumentou que o governo federal precisa considerar outros itens antes de trazer um ramal que vai facilitar o escoamento da produção de frutas da região.

Antes é preciso estruturar a malha do País como um todo”, afirmou, acrescentando que o plano de expansão ferroviária do governo federal prioriza, primeiro, a Ferrovia Norte-Sul – que vai derivar várias outras pelo País, incluindo a Transnordestina. 

A informação foi complementada por Marques, o qual justificou que a intenção do governo é fazer um eixo da ferrovia cortando o Ceará, e outro ligando o Piauí até o Porto de Suape. “A partir disso com certeza serão feitos os ramais para aproximar, dentro da necessidade, os grandes centros aos portos à malha da produção em si”, ratificou.

Quando estiver totalmente pronta, a Transnordestina vai ligar o Porto de Suape, no Recife (PE), ao de Pecém, em Fortaleza (CE). Nesta terça (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar ordem de serviço para as obras do lote 1, em Salgueiro (PE), no sertão central. A solenidade será por volta das 12h30, mesmo horário em que o ministro dos Transportes dará simultaneamente a mesma ordem para Missão Velha (CE).

O trecho da ferrovia entre Salgueiro e Missão Velha compreende 96 quilômetros e deve ser concluído até 2012. Ao todo, a Transnordestina compreende 1.728 quilômetros de malha entre os Estados de Pernambuco e Ceará e deve gerar 550 empregos (diretos e indiretos). A coletiva também contou com os reitores José Weber Macedo (Univasf) e Sebastião Rildo (IF-Sertão), que comentaram sobre as obras que Lula vai inaugurar em Petrolina e Salgueiro relacionadas às duas instituições.

Petrolina não será contemplada nem tão cedo com ramal da Transnordestina

  1. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Não se o motivo dessa coletiva, dessa palhaçada! Se fossem pra anunciar a obra da transnordestina em Petrolina, se fosse pra anunciar a construção do Hospital do Câncer de nossa cidade; se fosse pra anunciar enfim a implantação do Aeroporto Indústria.

    Parece mais palanque político, só faltaram Lula e a sua candidata!

  2. Esquerdista desiludido disse:

    Eu já sabia, Petrolina não faz parte do governo lula nem nos sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários