Petrolina lança cartilha e site para orientar deficientes

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2008 às 17:46

Foram lançadas na manhã desta terça-feira (16), na Biblioteca Cid Carvalho, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, duas importantes ferramentas que devem permitir uma maior inclusão social aos portadores de necessidades especiais do município: uma página eletrônica e a cartilha Pernambuco para Todos.

A iniciativa é da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) e tem como objetivo promover orientações e facilitar para este público o acesso a serviços diversificados como consultas e direcionamentos para a obtenção de próteses e órteses, legislações, dentre outros.

As pessoas que comparecerem ao lançamento vão receber um exemplar da cartilha impresso, além de uma cópia em braile. Antes de Petrolina, estas ferramentas foram lançadas no Recife e em Caruaru. “Sem dúvida são mecanismos de acesso às políticas públicas, à consolidação da cidadania”, assegura o superintendente da SEAD, João Maurício Rocha.

De acordo com o órgão, Pernambuco tem mais de 1 milhão e 300 mil pessoas portadoras de deficiência, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, o correspondente a 17, 24% da população. A implantação do serviço deve beneficiar diretamente este público. “Vale ressaltar que a página deve ser acessada por todos os cidadãos preocupados com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, complementa o superintendente.

Fonte: Roseanne Albuquerque/ Núcleo SJCC-Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.