Com o programa Petrolina ‘+ Limpa’ em vigor desde o início de maio, a prefeitura está intensificando as fiscalizações em pontos estratégicos da cidade para coibir o descarte irregular de lixo. As ações, que contam com apoio de agentes ambientais e fiscais, já estão resultando na aplicação de multas, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.981/2017.
A legislação proíbe o descarte de resíduos em vias públicas e prevê punições que podem ultrapassar R$ 1.000, dependendo da gravidade da infração. Calçadas, terrenos baldios e áreas com histórico de acúmulo de lixo estão entre os locais mais monitorados pela força-tarefa.
A população pode colaborar denunciando práticas irregulares por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156 ou WhatsApp (87) 98844-2540. O autor da denúncia recebe um protocolo para acompanhar o andamento da solicitação. O prefeito Simão Durando ressaltou que as ações do programa serão permanentes e continuarão alcançando outras regiões da cidade. “Vamos continuar mapeando os pontos críticos, ouvindo as comunidades e agindo com firmeza. A prefeitura está fazendo sua parte, mas é preciso que cada um assuma a sua responsabilidade. Uma cidade limpa é resultado de um trabalho coletivo”, pontuou.
Além da fiscalização, o programa envolve o mapeamento de pontos críticos, recolhimento de carcaças de veículos abandonados e apoio a cooperativas de catadores com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Faz maus de três anos que comunique o desscarte de lixos domésticos , entulhos, móveis velhos, etc, a Ouvidoria Municipal e até agora nada resolvido.
Tem muito blá-blá-blá e conversa mole.
Essa preocupação do Poder Executivo é devido ao São João que está se aproximando e querem mostrar que Petrolina é uma cidade limpa!
Vamos aguardar passar os festejos juninos para observarmos se essa preocupação com a limpeza irá continuar.
Fiscalizar a Orla é facil, é sr prefeito? Propaganda, dizem, é a alma do negócio.E o negócio é fazer propaganda.
Essa equipe deveria ir até o distrito e observar uma via totalmente interditada com lixo, logo depois do posto do distrito industrial. Risco de acidente e a prefeitura não faz nada, claro não tem como multar para arrecadar dinheiro. pois isso, estra abandonado.
O prefeito ombreado com seus auxiliares diretos. Será que algum deles pode manchar a reputação do prefeito? Somente uma singela pergunta. Vide a situação de Lula com o ex ministro da previdência…..
Faz necessário que seja feita a fiscalização e aplicação das multas também aos donos da orla do tio onde o valor do M2 está avaliado em 8.500,00 reais, falo da área empatada que está do Iara Club até a antiga mineradora . Foi da mata desses terrenos de gente Graúda de Petrolina que saiu o assassino da Dra Beatriz. Lembram?