Petrolina inicia mutirão de cirurgias pediátricas

por Carlos Britto // 06 de maio de 2024 às 10:00

Foto: Ascom

No último sábado (4), Petrolina deu início a um mutirão de cirurgias pediátricas – uma iniciativa conjunta da Prefeitura e do Governo de Pernambuco. O objetivo é atender a demanda reprimida de procedimentos eletivos na região, com um investimento de R$ 2 milhões que permitirá a realização de mais de 1.100 cirurgias pediátricas e ginecológicas.

No primeiro dia 21 crianças foram atendidas. O mutirão continuará nos próximos finais de semana, incluindo cirurgias ginecológicas a partir da segunda quinzena de maio. Entre os procedimentos realizados estão herniorrafia inguinal e umbilical, postectomia, fimose, criptorquidia, hipospadia, orquidopexia, colostomia, anquiglossia, cisto criptorquidia, entre outros.

O Hospital Dom Malan (HDM)/Ismep, onde as cirurgias estão sendo realizadas, tem uma lista de espera de 800 crianças para cirurgias pediátricas eletivas. A equipe do ambulatório do hospital está convocando os pacientes para a renovação de exames e consultas pré-operatórias, mas tem encontrado dificuldades para entrar em contato com os pacientes e seus familiares.

Contato

A coordenadora de ambulatório do HDM Ismep, Emanuela Pedrosa, explica que muitos exames já estão vencidos devido ao tempo de espera, e tudo precisa ser renovado para que a cirurgia possa ser realizada. Os pacientes que estão sendo captados já têm data programada para consulta pré-operatória. Por isso a equipe do ambulatório pede que os familiares compareçam ao hospital ou entrem em contato pelo telefone  (87) 9 9173-2735.

“Quando o familiar dessa criança entra em contato com o hospital, a gente localiza o paciente no sistema, agenda as consultas e os exames que estiverem vencidos. Nós estamos disponibilizando inicialmente 240 vagas para consultas pré-operatórias, por isso é importante o contato imediato com o hospital”,  destaca Emanuela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…