Petrolina inicia levantamento de informações do Censo Escolar 2023

por Carlos Britto // 08 de junho de 2023 às 17:01

Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina iniciou, esta semana, a inserção de todos os dados educacionais da rede municipal no sistema Educacenso, do Ministério da Educação (MEC), para o Censo referente a 2023. Toda a equipe responsável por incluir as informações está participando de formação na SEDUCE.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de dados da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. O levantamento é de extrema importância para a preparação de bons planejamentos de projetos educacionais.

É com base nas informações declaradas nesse levantamento que o Ministério da Educação (MEC) repassa, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), aos municípios os recursos financeiros para subsidiar as ações e políticas educacionais como pagamento de professores, merenda, transporte escolar e outros. Até o dia 31 de julho, gestores e secretários escolares precisam inserir os dados referentes a escola, estudantes e funcionários

A secretária executiva de Gestão de Rede, Auxiliadora Freire, destaca a importância desse trabalho para a rede de ensino de Petrolina. “O Censo escolar é o nosso norte, através dele conseguimos recursos e desenvolvemos projetos para a nossa educação. Sabemos que não há gestão sem planejamento e não há planejamento sem dados. Por isso, o Censo é como uma pesquisa, que coleta as informações das escolas e produz indicadores necessários a um bom planejamento, para que, no final de um projeto educacional, se evidencie os avanços observados a partir de todas as ações definidas pela Secretaria de Educação”, explica Auxiliadora. Ela ainda chama atenção para que o Censo aconteça dentro do prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Fui uns dos primeiros moradores do José e Maria, Com certeza, foi no ano de 1980, mais ou menos, que…

  2. Verdade no ano de 1980, eu fui uns dos primeiros moradores do José e Maria.

  3. A vila Papelão no José e Maria foi no ano de 1980 e não 1987.