Petrolina entra em nova etapa de vacinação ampliando público para 3ª dose

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2021 às 08:56

Foto: Ascom PMP/divulgação

Uma reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e representantes de municípios de Pernambuco definiu uma nova etapa de vacinação contra a Covid-19, nesta quarta-feira (17). A partir de agora, está contemplado para a dose de reforço (ou terceira dose) o público de 18 anos ou mais. Essa dose será conduzida obedecendo aos seguintes critérios: pessoas de 18 a 54 anos devem estar com cinco meses de intervalo da segunda dose; aquelas a partir de 55 anos e trabalhadores da saúde precisam estar com intervalo de 4 meses da segunda dose; já pessoas com doenças imunossupressoras devem ter o intervalo de 28 dias.

Para todos os públicos é necessário o agendamento na plataforma para receber o imuno de reforço. Outra novidade é que o público que fez uso da vacina Janssen deve receber uma segunda dose. A oferta ocorrerá mediante o envio do imuno pelo governo do Estado. O município vacinou com a Janssen 2.470 pessoas. Assim, a partir da chegada da vacina ao município, será liberado o agendamento na plataforma.

De acordo com a secretária-executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro, as decisões pactuadas têm por objetivo o planejamento dos municípios e da organização da rede para vacinar a população. “As novas recomendações foram decididas pelo ministério da saúde, tanto a baixa na faixa etária, como no tempo de intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço, além das demais orientações. Desde o princípio da vacinação trabalhamos com planejamento, isso tem sido fundamental para o bom andamento da vacinação na cidade. Com essa recomendação do ministério, já estamos programando a plataforma para receber os agendamentos dos novos públicos”, explicou.

A plataforma será aberta nesta quinta-feira (18), a partir das 16h, para atendimento ao público de segunda e terceira dose. A disponibilidade de vagas ocorre semanalmente, todas as quintas-feiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *