Petrolina confirma primeiro óbito por Chikungunya

por Carlos Britto // 07 de maio de 2022 às 07:00

Foto: Reprodução/Google

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta sexta-feira (6), o primeiro óbito causado pela Chikungunya através do critério clínico epidemiológico. A paciente foi notificada dia 6 de abril, mesmo dia do óbito. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) só teve a confirmação da causa morte nesta sexta, após recebimento do resultado do exame da irmã da mulher, que testou positivo para a doença.  Elas moravam na mesma casa.

A paciente era uma idosa, de 86 anos, sem históricos de comorbidades. A pasta orienta a população a manter os cuidados para evitar água parada. O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) continua sendo de orientação e controle de focos no tratamento larval e bloqueio de transmissão com inseticida. A SMS ressalta a importância do papel social no controle do vetor Aedes aegypti, uma vez que estudos apontam que 80% dos focos estão dentro da casa das pessoas.

Petrolina confirma primeiro óbito por Chikungunya

  1. Paulo Roberto disse:

    Não adianta mostrar números, tem que agir para combater o mosquito.
    Aqui no quilometro dois (Km 2) tem terrenos abandonados, cheio de matos e lixos domésticos, inclusive nas calçadas.
    A melhor forma é colocar os profissionais de saúde nas áreas para orientar as famílias e notificar os proprietários dos terrenos para efetuarem limpezas.

  2. Clarice disse:

    Rua André Vital de Negreiros muita água parada em buracos no asfalto, causando riscos de doenças aos moradores. A água escorre de um lava-jato localizado em frente ao prédio da guarda municipal. Com certeza os órgãos competentes sabem disso e não tomam providências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…