Petrolina atinge meta de vacinação contra o HPV

0

Petrolina vacinahpvApós três meses da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de Petrolina atingiu a meta de vacinar 80% das meninas entre 11 e 13 anos, público-alvo da iniciativa, imunizando 7 mil adolescentes – o equivalente a 80,7%.

O esquema de vacinação é composto por três doses. A segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. “Ainda temos vacina nas unidades de saúde e aquelas meninas que estão na faixa etária e ainda não se protegeram devem se vacinar”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Jeane Moraes.

Utilizada na prevenção do câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada este ano gratuitamente na rede pública de saúde para as jovens. “A vacina fornecida pelo SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). O vírus HPV é tido como o responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero”, informou a coordenadora.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h na zona rural; já na zona urbana, as unidades atendem das 8h às 17h. Durante os dias que tiverem jogos do Brasil pela Copa do Mundo, todas as unidades fecharão às 14h. As informações são da assessoria da PMP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome