A Prefeitura de Petrolina Abrir licitação para conceder a iniciativa privada Operação do transporte coletivo. O processo inclui no mesmo contrato a implantação e a administração da bilhetagem eletrônica. O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco registra no orçamento estimativo de R$ 371,2 milhões para o procedimento, que permanece em andamento.
Empresas interessadas poderão apresentar suas propostas até o dia 13 de outubro às 8h59. O futuro concessionário não ficará responsável apenas por colocar os ônibus nas ruas: terá também de implantar, gerenciar, operar e manter o sistema eletrônico utilizado para cobrança das passagens – atribuição expressamente incorporada ao objeto da concorrência.
A Concorrência Eletrônica nº 25/2026 é conduzida pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) de Petrolina. A documentação publicada para concorrência é extensa.
Itens
Além do edital e da minuta do contrato, foram disponibilizados projeto básico, premissas e especificações técnicas, diretrizes para execução, sistema de avaliação da qualidade, matriz de riscos e um modelo específico de remuneração. Há ainda um termo de referência e modelos de declarações a serem apresentados pelos interessados. Na prática esses documentos devem definir como será a operação, o que caberá ao concessionário, quais riscos a serem assumidos pela empresa e município, como a qualidade será aferida e de que maneira o operador será remunerado.
Para o passageiro, os elementos são tão importantes quanto a escolha da empresa, porque o contrato de concessão é que estabelecerá os padrões que poderão ser cobrados do futuro operador durante sua vigência. (Fonte: Diário do Transporte)


