Nesta sexta feira (19) o governo divulgou dados gerais sobre emprego no Brasil referente ao mês de outubro de 2010. E Petrolina aparece muito mal.
Amarga a última colocação, no cenário nacional, entre as cidades com um saldo negativo de 2.700 empregos. O pior resultado na geração de vagas.
Juazeiro foi a sexta, também com o saldo de menos 1.319 empregos, seguida de Casa Nova, a sétima, com 1.080 empregos a menos.
Veja abaixo tabela com os 50 municípios que mais demitiram do que contrataram no mês.
Cidade e Diferença entre contratações e demissões
Petrolina (PE) -2.700
Goianésia (GO) -1.571
Serrana (SP) -1.403
Monte Aprazível (SP) -1.342
Inhumas (GO) -1.329
Juazeiro (BA) -1.319
Casa Nova (BA) -1.080
Três Pontas (MG) -998
Jaboticabal (SP) -926
Bebedouro (SP) -759
Nova Andradina (MS) -748
Vargem Grande do Sul (SP) -701
Itaboraí (RJ) -671
Araras (SP) -609
Cristalina (GO) -596
Pirassununga (SP) -594
Itápolis (SP) -528
Taquaritinga (SP) -496
Patrocínio (MG) -476
Eunápolis (BA) -473
Açailândia (MA) -468
Barra do Choça (BA) -452
Rolim de Moura (RO) -407
Machado (MG) -394
Boituva (SP) -385
São José dos Campos (SP) -375
Cosmópolis (SP) -362
Itapira (SP) -357
Capelinha (MG) -337
Altinópolis (SP) -326
Nova Granada (SP) -300
Serrinha (BA) -275
Dois Córregos (SP) -258
Monte Mor (SP) -257
São Sebastião do Paraíso(MG) -249
Garça (SP) -246
Mauá (SP) -239
Itabirito (MG) -231
Sobral (CE) -222
Varginha (MG) -222
Pindorama (SP) -219
Santa Adélia (SP) -218
Linhares (ES) -206
Elias Fausto (SP) -205
Catanduva (SP) -200
Caconde (SP) -195
Palmas (TO) -195
Capivari (SP) -186
Niquelândia (GO) -182
Rio Branco (AC) -173



Essa era a última para demonstrar o potencial daquele que despontou um logotipo “DEIXA O DOUTOR TRABALHAR” E NÉ QUE CONDEGUIU MESMO? MAIS DE 2.000 POSTOS DE TRABALHO DEIXARAM DE EXISTIR NA CIDADE MAIS PROMISSORA DO BRASIL.Vamos ver se agora ele vai dar entrvista.
Britto,
infelizmente, esta no´~icia nao e nenhuma surpresa. Desde 2009 que Petrolina estagnou. A situacao so nao esta pior, por causa das obras geradas pelos governos federal e estadual.
Britto, este blog esta notícia está resumida a dados de apenas 1 mês, justamente fim de safra na fruticultura irrigada. A realidade em Petrolina é bem diferente: a cidade está um verdadeiro canteiro de obras, faltam pedreiros, marceneiros, mecânicos, eletricistas, etc.
A cidade é um verdadeiro oásis para quem tem vontade de trabalhar e determinação. Não vamos espalhar o pessimismo com informações referentes apenas à fruticultura irrigada, né?
Esse “Revoltado” não deve se orgulhar de Petrolina. Deve ser um frustrado. Petrolina hoje tem o maior programa habitacional do Estado de Pernambuco, está inaugurando 1 creche por semana e 4 unidades de acolhimento da AME (Atendimento Médico Especializado).
“Revoltado”, pode preparar seus dedos pra teclar contra, porque o sucesso da Nova Petrolina, liderada pelo prefeito Julio Lóssio, ninguém segura!!!!
A nossa cidade tem contrataçao sazonal. A safra de uva, principal atividade agricola e que demanda maior quantidade de empregos tem sua finalizaçao para exportaçao em meados de outubro. A análise nao é politica e sim da demanda da agricultura, maior fonte de renda e empregos na regiao.
Amigo revoltado, acho que sua revolta foi insana!!
MINHA GENTE DEIXEM O DOUTOR TRABALHAR…
O BRASIL CRESCE NA QUANTIDADE DE EMPREGOS,
E PETROLINA NO ATRASO!!!
ISSO É A AMOSTRA DO QUE ESSE PREFEITO É CAPAZ DE FAZER:
ATRASO PARA PETROLINA E AUMENTA O NÚMERO DE EMPREGOS QUE NÃO SÃO GERADOS NO MUNICÍPIO…
CADÊ PÉRSIO, IBAMAR E OSÓRIO PARA DEFENDER ESSE TRASTE DESSE PREFEITO..??? CADÊ QUE ELE BOTA A CARA PRA IMPRENSA PARA FALAR DESSES 2 ANOS DE ATRASO NO GOVERNO DELE??
SINCERAMENTE ACHO QUE OS DIAS PASSAM,
MAS SÓ QUEM PERDE PELA DEMORA DAS ELEIÇÕES É PETROLINA E A POPULAÇÃO QUEM É QUE MAIS PRECISA…
FORA LÓSSIO!!!
FORA FORA ATRASO!!!
Agora Lossio também é responsavel pelo desemprego em juazeiro tambem? o Governo federal destroe a região e a culpa é de lóssio. muito bem
GENTE, ESSE MÊS DE OUTUBRO Ñ É REFERÊNCIA DE CONTRATAÇÃO DE EMPREGO EM NOSSO MUNICIPIO, POS A COLHEITA DA UVA E DA MANGA CHEGAM AO FIM, INFELISMENTE É MUITA GENTE SENDO DEMITIDA, ACREDITO EU, QUE Ñ É CULPA DE A OU B, É NOSSA REGIÃO Q DEPENDE DIRETAMENTA DA AGRICULTURA.
Antes de arrotar bobagens e mentiras, lembrem-se que é normal nessa época a “geração” de empregos negativos em virtude de fim de contratos temporários na fruticultura. Se o patrão de vocês, Lula, Eduardo Campos, FBC, Gonzaga Patriota tivessem incentiva a industrialização das frutas aqui no Vale, esses fatos (empregos temporários) não seriam problemas, pois o emprego industrial é mais de longo prazo, diferente dos da agricultura que duram 1 ou 2 meses, no máximo 3 meses!
Todos tem um pouco de razão, os que criticam o Prefeito tem, o que criticam o governo federal tem, os que criticaram o governo do Estato tem, tudo isso é fruto da sazonalidade e da falta de investimentos na área industrial – o que tornou Petrolina motivo de dimunuição é o grande desenvolvimento que tem experimentado nas últimas décadas, está tendo comportamento das cidades mais industrializadas do Brasil.
Isso é normal!! depende da oferta de empregos na fruticultura, a bem pouco tempo atrás as notícias publicas eram o contrário.
VAI PIORAR NOS PRÓXIMOS MESES!! e vai melhorar a partir de março.
É comum no final de safra acontecer isso, pois os contratos são temporários, são os chamados safristas, acabou a colheita, os empregados encerram seus contratos.
Gostaria de saber do Sr. “Sobrevivendo” quais são as obras do Governo do Estado em Petrolina para impactar a geração de empregos em nossa cidade? (acho q vc se enganou na geografia, você queria dizer das obras do Estado em Recife e Suape).
Qtos aos Sr. “Revoltado” e o Sr. “Esperando Lóssio cair ” não merece nem comentar, “Senhor, eles não sabem o que dizem!”
Se Lula e Eduardo Campos tivessem implantado os projetos de irrigação Pontal Norte, Pontal Sul e Pontal Sobradinho estaríamos gerando mais empregos. Não sei como tem gente que torce por notícia ruim contra Petrolina, e outros sentem prazem em plantar ou inventar notícias ruins contra nossa cidade, oh aves agourentas!
Vejo esses dados por outro lado, pelo lado positivo. É simples. Quem mais fecha empregos temporários é quem MAIS GEROU EMPREGOS TEMPORÁRIOS. Se Petrolina gerou muitos empregos temporários temos que ver pelo lado positivo, isso quer dizer que a produção de uva e de manga foram excelentes. Não vamos fazer terrorismo interpretanto errado os dados, isso só fazem os lulistas e os seus afins (eduardistas, fernandistas, isabelistas, gonzaguistas e agora os odacystas Somente fazem isso os que querem que criar um clima de TERRA ARRASADA pra nossa querida Petrolina! Quem não ama Petrolina, deixe-a!
Infelizmente essa é a REALIDADE DE PETROLINA. Precisamos urgentemente de uma postura séria das autoridades da nossa cidade para tentar ao menos amenizar esse quadro.
PETROLINENSES, precisamos acordar e lutar para salvar nossa cidade.
Eu faço minha parte por uma Petrolina mais justa. faça você também.
Agora os 70 mil habitantes vão todos quererem ir embora já que nessa cidadela não tem emprego!
Vejo essa discursão inóqua, deveríamos está discurtindo coisas mais importante para Petrolinao . Devíamos está discurtindo o ramal da ferrovia de Petrolina a Parnamirim; a conclusão do Projeto Pontal Sul, com dinheiro público, sem PPP, e início do Pontal Norte e Sul; o início do Canal do Sertão; a implantação da UESF (Universidade do São Francisco); a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional do Vale do São Francisco; da duplicação da rodovia Petrolina/Salgueiro, entre outras obras.
Ficar discurtindo coisas que está clara, não vejo fundamento. Sabemos que a fruticultura gera empregos temporários, e sempre haverá essa flutuação! Temos que discurtir coisas grandiosas e não COISAS DE COZINHA, coisa INÓQUA!
De janeiro a setembro Petrolina teve um saldo de 12.069 emprego formais gerados, tendo 40.000 petrolinenses com carteira assinada. Se a informação procede, basta diminuir 12.069 de 2.700 (mês de outubro) para ver que Petrolina ainda tem um saldo de 11.369 empregos gerados. Levando-se em conta que a população de nossa querida cidade cresce 7.000 habitantes por ano, estamos até agora gerando mais de 4 mil empregos acima do crescimento populacional, e olha que temos novembro e dezembro que são meses de contratação no comércio para as festas de final de ano.
Veja o exemplo da cidade de Salgueiro que mesmo com todo o apoio de Lula e de Eduardo Campos, só gerou, de janeiro a setembro, 5.067 empregos formais. Mas sabemos que uma vez terminada as obras da transnordestina e da transposição, esses empregos sumirão pra nunca mais voltarem!
Não entendo! há aproximadamente 15 dias procurei o Expresso Cidadão para uma parceria na emissão de documentação e me informaram que estão com déficit nas carteiras de trabalho devido a um aumento nos empregos, em Petrolina, com carteira assinada. Fiquei super feliz com a notícia e agora vem essa? Penso que a colocação noticiada só pode ter relação mesmo com a questão da sazonalidade dos empregos na agricultura.
E Caruaru teve um saldo de apenas 2.680! vejam a diferença de Petrolina para Caruaru! Qualquer dúvida, acesse a página do CAGED logo abaixo.
http://perfildomunicipio.caged.gov.br/seleciona_uf_consulta.asp?uf=pe
Li no JC ONLINE 22/10/10:
Com a criação de 1.791 novas vagas para o mercado de trabalho, a cidade de Petrolina, no Agreste de Pernambuco, está no 24º lugar do ranking dos 50 municípios brasileiros que mais empregaram no último mês de setembro. Pelo menos foi o revelou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.
A base da pesquisa foi a diferença de contratações e demissões no mercado. A expansão do setor da construção civil pode ser apontado como um dos fatores propulsores para alavancar os números de emprego.
Li na página do MTE:
Brasília, 19/11/2010 – O Nordeste apresentou a maior taxa de crescimento do emprego do país em outubro, com 0,98%. A região registrou saldo recorde para toda a série histórica do Caged, com 53.291 postos de trabalho. Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Piauí bateram seus recordes e Bahia e Paraíba apresentaram segundas melhores marcas.
Pernambuco apresentou saldo de 15.781 postos em outubro, aumento de 1,42%, o melhor de toda a série histórica do Caged para o período, em termos absolutos. Esse comportamento foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores da Indústria de Transformação com geração de 6.303 postos de trabalho, de Serviços com 4.270 novas contratações, da Construção Civil com 4.042 postos novos empregos e do Comércio com acréscimo de 2.591 postos. Os saldos superaram a queda da Agropecuária que perdeu 1.443 postos de trabalho, devido às atividades ligadas ao cultivo de uva, setor que perdeu 2.468 postos.
Parabéns, prefeito!! É o prefeito das pessoas! É trabalho que dá resultado…
Demissões
Entre as 50 cidades que mais demitiram do que contrataram no mês,duas são capitais: Palmas (TO), que perdeu 195 vagas, e Rio Branco (AC), onde foram fechados 173 postos de trabalho. O município com o pior resultado na geração de vagas foi Petrolina (PE), com 2,7 mil vagas a menos…MATÉRIA DA GLOBO.COM, espero que desta vez eles possam também colocarem outdoors com estes cuidados que eles têm pelas PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR.Estamos todos hoje nas matérias dos jornais de todo País.E agora Dr. Júlio? Acha que basta somente posar com Michel Temer e postar nos jornais…Tenha coragem e fale sobre estes números que não são fictícios…Tenha coragem de mudar sua equipe…você já cumpriu o compromisso com os amigos, pense no compromisso com o povo.Este povo que te acompanha não tem compromisso com Petrolina…Não seja medroso, o medo faz o homem pequeno demais.
A Capital do São Francisco não vai se abater com essa notícia. Mesmo que muitos (pseudo)petrolinenses torçam contra nossa cidade. Avante, Petrolina sua sina é sempre crescer e ser o baluarte da região!
Dados de variação de um mês não fazem sentido e como outros disseram tem explicação bem fácil co os empregos da fruticultura.
Seria bom trabalho ter estes dados também nso outros meses.
E a Prefeitura não é responsavel por tudo. Isso é o que o Governo federal está fazendo, dá dá e dá e ninguém precisa fazer por resolver por si.
Cada doido com sua mania, ainda bem que existem comentáristas coerentes que não se pednduram em bandeiras de partido e preferem opinar de forma coerente, parabéns às referencias feitas ao periodo da entre-safra na fruticultura.
É impressionante a alegria de tanta gente. O Blog poderia pelo menos levantar qual o motivo de tanta demissão. Petrolina vinha batendo recordes de empregos, mês a mês figurando em os vinte primeiros.
E esses ignorantes apaixonados ainda aparecem nesses tópicos.
Ao invés de aprender sobre a realidade econômica do município, interpretam errôneamente a informação para levantar suas bandeiras políticas.
Nessas horas vc percebe o tipo de eleitor (não todos) que vota em Eduardo Campos, Isavel, etc. E cedo ou tarde acabam por contribuir, como cidadãos (o ocorrido nas últimas eleições), pela desvalorização do município frente ao estado e governo federal.
Cidade dormitório é assim mesmo, se acostumem!
Feeling, boa parte da população de Juazeiro arruma emprego em Petrolina!
Petrolina não tem culpa que a classe média que chega de fora prefere morar aqui do que na cidade vizinha!
Deve ser pelo fato de Petrolina ser mais organizada e ter melhor infra-estrutura!
Felling, se Juazeiro tá encolhendo, vá ver onde tá a culpa. Petrolina não tem culpa não. E quantos aos comentaristas sem noção da realidade, aprendam que todo ano é assim neste período.
As pessoas estão acostumadas a ouvir só o que soa bem aos ouvidos,quando falamos a verdade há quem se doa e saia na defesa tentando camuflar uma situação que é real e clara aqui em Petrolina.Será que aqui só deve ser gerado emprego para a agricultura irrigada?Só existe vagas de emprego aqui em petrolina para trabalho braçal,o desemprego é em geral,em todos os setores então querem enganar a quem com esta conversa que este indíce é referente ao mês de outubro,relativamente pode ser por que levam em consideração apenas a geração de emprego vindo através da fruticultura,mas façam a pesquisa mês a mês por setor e ai vão se dar conta que a realidade é a mesma.Tomara que o Rio São Francisco seja eterno,caso contrário o povo desta cidade morrerá de fome visto que aqui só há vagas para catadores de uvas,falando popularmente.Que absurdo,falta de respeito com a população, e ainda vem um forasteiro querendo ser prefeito da cidade alheia o qual mama nas tetas do governo federal há anos e nada faz pela nossa região para mudar esta situação,já estive na terra nata de Gonzaga Patriota,Sertania – PE o cara não ganha na terra dele,a cidade se resume em duas ruas,emprego não tem,e os estudantes tem que ir pra outras cidades e depois de formados só voltam lá pra rever a família e olhe lá,por que a situação é cada vez pior.O POVO AINDA SE ILUDE E VOTA!!!!!