Na manhã deste sábado (06) um grupo de pesquisadores de Recife/PE visitam a Associação Madre Maria das Neves, no bairro José e Maria, na zona norte de Petrolina, onde é iniciada outra turma do Projeto Inclusão Digital, realizado pela Faculdade de Ciência Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) sob a coordenação do Professor Wanderley Gondim.
O projeto iniciou este ano e nesta fase vai atender cerca de 60 alunos com idade a partir de 12 anos. A visita faz parte de uma pesquisa ligada à meta de Inclusão Digital no Estado.
Para conhecer melhor o Projeto acessar: http://www.facape.br/noticias/noticia405.php .



No Brasil, os aparelhos que permitem acessar a Internet já estão presentes em 66% dos lares da Nova Classe Média Digital (NCMD). Os desktops são encontrados em 40% dos lares; os laptops, em 3%, e os celulares com acesso à internet, em 23% das residências dessa faixa da população. Os televisores, apesar da presença maciça (99% dos lares contam com esse aparelho), deixaram de ser o centro das atenções.
Dos 28 milhões de lares que possuem computadores, 63% são da nova classe média digital, enquanto 23% pertencem à classe A e B e 14% à classe D. O número de desktops presentes nos lares dessa faixa da população cresceu 15% entre 2006 e 2009.
Já em 2010, dos 3,7 milhões de pessoas que pretendem comprar um computador, 57% pertencem às classes emergentes. Segundo os dados de vendas já realizadas, nove em cada dez computadores estão sendo adquiridos por essas classes, segundo destaca a pesquisa da Razorfish e Terra.
Dos usuários da Internet, 42% são da nova classe média digital em 2010, em comparação a apenas 29% em 2004. Ou seja, o número de pessoas dessa faixa da população que acessam a internet, por meio dos diversos dispositivos, cresceu 44% no período.